terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Prédio Russo suportaria catástrofes naturais.

Foi publicada no site do Terra, uma notícia sobre um prédio projetado para aguentar terremotos, maremotos, furãcões e outros desastres naturais. Fote: http://noticias.terra.com.br/ciencia/fotos/0,,OI143991-EI238,00-Russos+criam+predio+autossustentavel+e+a+prova+de+catastrofes.html
O prédio foi desenvolvido para ser utilizado enquanto hotel ou mesmo moradia. Vi muita crítica ao projeto em si, mas considerando os últimos desastres que observamos, como o tsunami que matou mais de 100.000,00 pessoas, um projeto de um prédio que pode flutuar pode realmente ser muito legal.
Embora ainda seja apenas um projeto, pode ser adapatada para inúmeras situações, e importante, conta com o apoio da União Internacional de Arquitetos.
E aqui quero fazer alguns destaques:
- a estrutura da cobertura é em madeira e trabalha à compressão. Como canso de dizer, a madeira é um excelente material e deve sempre ser explorado principalmente quando de maneira sustentável.
- o uso da vegetação não é meramente ilustrativo, há todo um conceito de utilização inclusive com o fornecimento de alimentos.
Trata-se na verdade, de uma ARCA, nome aliás do projeto, que faria inveja a Noé. Formalmente muito bonito, forma bem inovadora, e bem legal de considerar não apenas enquanto a execução tal e qual mas como solução para novos projetos.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos















Um comentário: