terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caixas Decoradas. Postagem 2. Modelo infantil.

Este outro modelo de caixa de mdf decorada foi feita a partir de um daqueles modelos em mdf cru, que podemos comprar em lojas de artesanato, como a Linna, aqui de Porto Alegre. Quando o modelo está cru, é mais fácil fazer o modelo, pois o tecido adere melhor sobre a textura áspera. Se você der uma pequena lixada com lixa fina (de grão bem fininho, tipo lixa 200), melhora ainda mais. Já se a intenção é pintar o cuidado na lixa deve ser bem maior. É quando tiramos aqueles defeitinhos da peça, cuidado este que também deve estar na pintura. Quando mais demãos melhor. Nem sempre é preciso passar a base para pintura. Nesta peça, eu não passei, mas apliquei mais demãos de tinta para garantir o acabamento - ao menos 4.























Este modelo é de uma caixinha mista. A tampa é forrada com tecido por fora, e a caixa, por fora, é pintada de esmalte acetinado. Por dentro, a tampa é pintada, e a caixinha é forrada. Achei que o efeito ficou bem interessante e diferente.
























O tecido, como eu já disse, ajuda bastante na composição. Este tinha umas rugosidades (tipo um amassadinho), que ficaram quando da aplicação, dando um efeito diferente. Além disso, a composição remete a um patchwork, algo que anda bem na moda. Cuidado porém com estes tecidos com composições prontas. É fundamental que eles sejam sutis das diferenças não dando muito destaque, afinal, não são um patchwork e isso dá uma grande diferença.



















Cuidado especial também no corte do tecido, tesoura afiada e paciência são o segredo. Aprenda, pressa e trabalhos artesanais não combinam. O artesanado é como uma terapia, deve sempre ser feito com cuidado e tempo.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário