segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Capital Gate: o edifício mais inclinado do mundo.

Depois de anos ouvindo histórias sobre a torre de pisa, que ao vivo é realmente muito inclinada, novo prédio surpreende pela inclinação proposta. Entretanto a torre está inclinada apenas 4 graus, o Capital Gate em Dubai, nova filial do Hotel hyatt, tem uma inclinação de impressionante 18 graus (14 a mais que a torre de Pisa).
Para estalizar o prédio, que sofre com a incidência dos ventos, a exemplo de outros com alturas significativas, o projeto prevê pilares de cerca de 30 metros enterrados na areia do deserto. Conforme informações do site oficial:
The foundation contains an incredibly dense mesh of reinforced steel that sits above 490 piles, drilled 30 meters underground to accommodate gravitational, wind and seismic pressures.

http://www.capitalgate.ae/

Capital Gate

Capital Gate

Capital Gate


Capital Gate

Capital Gate

Capital Gate

Capital Gate

As imagens também são do site oficial.
São um total de 50 andares, distribuídos em seus 160m de altura. O conjunto possui 53.100m00m² de área construída, sendo 20.900m² em escritórios e 25.050m² para o hotel em si.
Todas as peças de vidro do prédio são diferentes enfantizando a assimetria total em sua composição. Com construção iniciada em 2007, e previsão de término para 2011, é realmente um marco, pois sua composição é limpa, e contextualizada, parecendo acompanhar os ventos do deserto.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário