segunda-feira, 28 de abril de 2014

Porto Alegre de contradições.

De todas as situações estranhas que a cidade de Porto Alegre nos faz vivenciar são as suas contradições que mais me chamam  atenção.
Há apenas algumas semanas o bairro Moinhos de Vento vem discutindo as questões relacionadas a ampliação do Moinhos Shopping. Compareci a algumas reuniões e percebi o grande entrave que são as promessas vazias. Ouvi inúmeras queixas sobre os problemas de iluminação do bairro. Que deveriam estar resolvidos este ano e até agora nada, nem obras. Os moradores querem mais luz, nas calçadas, nos parques, nas praças.
Daí há quem diga que isso não é só ali, só neste bairro. Mas verdade seja dita, há quantos anos pagamos taxa extra na conta de luz para a iluminação pública? E o que mudou? O IPTU do bairro Moinhos de Vento também não é barato. Mas Voltando ao Shopping. Enquanto os moradores querem a valorização da paisagem, a qualificação dos ambientes públicos de calçadas e parques, as contrapartidas solicitadas ao empreendimento não são relacionadas à iluminação pública. São relacionadas às vias, a solucionar o trânsito de veículos. A proposta de medidas mitigadoras é redução de calçadas. Logo as calçadas, que são o charme do bairro.  Entre as propostas estão:
- um 'taper' na dr. Timóteo, para o acesso de veículos, ou seja, jogam a via para a posição da calçada e a calçada um pouco mais para dentro;
- um alargamento da 24 de outubro na calçada do mcDonalds, num total de mais uma pista (menos 3,5m de calçada - imagem abaixo ilustra em vermelho a faixa - imagem do google street view);




- vários ajustes em curvas que em geral reduzem um pouquinho as calçadas;
-  uma alça para os veículos dobrarem direto da Olavo Barreto Viana na 24 (reduzindo drasticamente a calçada da Panvel)... ais ou menos tirar esta faixa marcada em vermelho na imagem abaixo.


A base da imagem é do site da Panvel.

Mas comecei este post falando sobre contradições. E sim, tenho que me perguntar como a mesma prefeitura que propõe isto para o Moinhos de Vento (afinal estas propostas foram feitas pela EPTC), como esta mesma prefeitura quer agora propor retirar os carros do centro. Sim, o que foi divulgado é que a Prefeitura irá implantar o projeto feito pela Mobicidade junto com o escritório 0E1, que propõe o regaste do espaço para pedestres em algumas ruas do centro de Porto Alegre (Dr. Flores, Marechal Floriano e Vigário José Inácio.

Infos adicionais sobre o projeto no link abaixo:
http://www.mobicidade.org/?p=212

Bem, este post não é destinado à crítica para a crítica. Para quem não entendeu ainda, o pessoal do Moinhos não é contrário a tudo e todos, só quer assim como todo mundo mais espaços para as pessoas, mais segurança, mais ILUMINAÇÃO PÚBLICA. São inúmeros os relatos de assaltos no local. E assim como o Centro quer resgatar o espaço das pessoas, o Moinhos de Vento quer PRESERVAR O SPAÇO DAS PESSOAS.
Sabem o que mais eu não entendo, como um estudo de trânsito que fala que as pessoas que frequentam o Moinhos Shopping em sua grande maioria o fazem a pé, como deste estudo, a proposta de solução é tão distorcida. Ao Grupo Zaffari, que foi quem nos apresentou este projeto de ampliação, posso dizer as pessoas não são contra o Shopping, são contra o que querem fazer com o entorno do Bairro. E no fundo, estão cobertas de razão.

Eliana Hertzog Castilhos
Arquiteta e Urbanista




Nenhum comentário:

Postar um comentário