terça-feira, 29 de abril de 2014

30 segundos para atravessar uma rua é pedir demais?

O Jornal Zero Hora publicou na data de ontem o mapa abaixo para indicar as zonas da cidade onde o semáforo contará com 30 segundos para atravessar um rua. Um teste que está sendo feito pela Prefeitura. 





Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/04/centro-de-porto-alegre-tera-dois-dias-de-testes-de-30-segundos-nas-sinaleiras-4486559.html

Li e reli, em especial a parte onde o diretor-presidente da EPTC e secretário municipal de Mobilidade, Vanderlei Cappellari disse:
"Somente vamos avaliar o impacto no transporte coletivo. Nos automóveis, não."

E me vieram à mente duas perguntas:
a) 30 segundos para atravessar uma rua é pedir demais?
b) se os impactos dos empreendimentos são avaliados em sua grande maioria pelo impacto sobre o trânsito total de veículos, por que não avaliar TODO o impacto causado por esta medida?

Se tem algo que defendo, é o espaço e o respeito ao pedestre.  Há cerca de 20 anos fui atropelada em Porto Alegre em cima de uma faixa de segurança. Aqui, o que reina é o desrespeito. Sei que o tempo do sinal é calculado pelo tempo. Que tem uma folga. Ao menos é o que dizem. Segundo reportagem do Jornal O Sul, Vanderlei Cappellari afirma que a prefeitura segue uma indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a média de velocidade de caminhada é 1,2 m/s. “Quando o visor mostra 10 ou 12 segundos para fazer a travessia, o que é uma raridade, o pedestre tem ainda o tempo de segurança, ou seja, mesmo mostrando para o pedestre o sinal vermelho, a sinaleira para o automóvel ainda não abriu”, acrescenta. Só que se para mim, que tenho 34 anos, as vezes é difícil atravessar. E como fica a velhinha? E o portador de necessidades especiais? Sim, por que o tempo de segurança (além dos ditos segundos) numa cidade sem respeito é claramente desrrespeitado. É fechar a indicação de tempo do pedestre que tem carro arrancando.

Educação. À Porto Alegre, falta Educação No Trânsito. E não é de hoje. Defendo sim o aumento do tempo ao pedestre, mas defendo que este aumento seja feito de forma calculada. Se o cálculo hoje está falho, vamos corrigir o cálculo. Mesmo por que com as literais autopistas que estamos criando na nossa cidade, talvez 30 segundos, seja pouco!

Eliana Hertzog Castilhos
arquiteta e urbanista

Nenhum comentário:

Postar um comentário