O movimento PARKLET´S, no fundo iniciou-se pela intenção de retornar o uso da rua para o pedestre e fortalecer o conceito de prioridade ao pedestre e assim fortalecer a ideia de que o carro é a nossa última opção.
Os principais conceitos:
- reimaginar o potencial das ruas da cidade;
- encorajar o uso pelos pedestres;
- ampliar a iteração entre os vizinhos;
- encorajar o uso de transporte não motorizado;
- criar um suporte ao comércio local.
Os controles estão inseridos dentro do planejamento estratégico do município e se integra da seguinte maneira:
- inserção dentro das áreas determinadas e estudadas pelo planejamento municipal;
- conexão ao plano de transporte e circulação municipal, se integrando com o plano cicloviário principalmente;
- permissão e inspeção pelos órgãos públicos, se o Parklet segue as regras existentes;
- análise, do design, custo, projeto e processo de implantação até da manutenção do Parklet.
O programa que se iniciou em São Francisco possui regramento claro, e até um manual de funcionamento com todas as informações necessárias para o bom funcionamento do projeto:
O manual, além de determinar o funcionamento explica até os procedimentos de aprovação de cada um dos parklet´s.
Os primeiros modelos, demonstram a preocupação com a acessibilidade de quem vem da calçada para a mini praça, os modelos vão desde 1 vaga na paralela até 3 vagas no perpendicular.
O sucesso em São Francisco foi tanto que hoje as solicitações estão suspensas devido a quantidade enorme de solicitações, abaixo algumas imagens de outro exemplo de aplicação na cidade:
A manutenção do Parklet, é do próprio comerciante, o que aproxima o uso intensamente e o transforma como uma extensão tanto do comércio quanto de via pública equipada criando uma área de múltiplas funções na cidade.
A barreira física para com a via é uma preocupação constante, mas resolvida de diversas formas em seus vários designs já desenvolvidos.
O sucesso apresentado pelo conceito se desenvolve por outras cidades com Los Angeles, a cidade já conta com 15 Parklet´s:
Alguns Parklet´s acabaram virando apoio como bancos e canteiros, podendo inclusive se transformar em hortas comunitárias outro conceito bem explorado em algumas capitais.
Abaixo um exemplo de São Francisco, pioneira no conceito:
Modelo que pode se adaptar muito bem ao conceito de hortas comunitárias. Algo que poderia ser estudado para a cidade de porto Alegre e assim viabilizando e regularizando iniciativas de empresários como os da Rua República que implantaram uma horta comunitária dentro de um sofá, o interesse no assunto foi tão grande que foi divulgado em jornal televisivo da RBS e consta artigo no portal G1 de comunicação.
Um programa desenvolvido aos moldes de São Francisco ajudariam estas iniciativas potencializando os esforços e resultados.
O movimento é tão sério que já existe site específico apoiando e dia de comemoração ao movimento urbano:
O movimento se espalha pelo mundo segue informações encontradas no site:
Ao pesquisar o assunto se verifica algumas cidades que já consagraram o uso como Oakland:
O decreto nº55.045, que regulamenta a criação dos parklet´s na cidade de São Paulo, foi assinado nesta quarta-feira (16/4) pelo prefeito Fernando Haddad.
Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan
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