quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nova Orla de Porto Alegre, para quem?

Ao observar as 4 imagens disponibilizadas no site da Prefeitura do projeto do Arquiteto Jaime Lerner para a Orla, publico aqui minhas opiniões técnicas e pessoais. Opiniões de uma profissional que atua no mercado, que adora o tema (urbanismo) e que considera que a crítica, por mais incisiva que possa parecer a uma primeira vista, pode ser sempre positiva. Não critico a prefeitura ou o profissional, critico o trabalho, especialmente no sentido de que, tendo custado tão caro, deva ser extraordinário, como manda o currículo de um profissional de notório saber.

 Imagem do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

O projeto é orgânico, sinuoso, belo como toda a obra deve ser. Aliás, em termos de design, muito similar à proposta do escritório Hype Studio para a área de orla junto ao estádio Beira Rio, orgânico, sinuoso, belo....  com bares "enterrados" junto à orla... achei que veria um projeto inovador...


imagem projeto da empresa Hype Studio (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=845338&page=3)

Supreende porém o fato de que as atividades consagradas parecem esquecidas. Não vi as barraquinhas... as pessoas vão estar praticando os esportes - corrida, ciclismo, caminhada, patinação, e vão ter que descer para beber uma simples água... a mim parece pouco prático... típico de quem nunca usou um espaço para este fim... fora isso, seriam seguras estas instalações inferiores? como ficam em caso de aumento do nível do Guaíba, afinal qualquer Porto Alegrense, conhece as histórias das nossas enchentes... Parece-me estruturas que no futuro, serão abrigos de bandidos, local de consumo de drogas e prostituição... por que ninguém vai descer... e embora ele não queira, as barraquinhas vão continuar lá, sem padrão e sem forma...


Imagem do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Nos espelhemos no Rio, que com uma Orla muito mais bela que a nossa, cujos quiosque são exemplo de design de qualidade (design de Índio da Costa Arquitetura e Design), e que contribuem com a paisagem... eles são necessários e estão lá...

- imagem da arcoweb (http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/indio-da-costa-arquitetura-e-design-quiosques-para-25-06-2007.html)

Não sei a vocês, mas a mim, a renomada experiência e qualidade alegada decepcionaram. Preciso de mais do iluminação de piso e chão de estrelas para me convencer de que um projeto funciona urbanamente...

Imagem do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Há algum tempo observo o trabalho da Jacqueline Sanchotene do movimento Viva o Gasômetro, no sentido de promover atividades que requalifiquem a área. Atividades que promovem seu uso com um caráter popular, como a área requer, onde música e arte são utilizados como meio para unir as pessoas, sem qualquer restrição quanto à classe social.
Hoje, depois de olhar o projeto, sinto medo de ver esta área, hoje uma das mais consagradas de manifestações de lazer popular, tornar-se uma área de uso exclusivo das classes nobres, segregadora.
E daí eu pergunto, cadê a função social do Estado. Não estaria o projeto indo contra o que prevê o próprio Estatuto da Cidade?

Arquiteta e Urbanista Eliana Hertzog Castilhos

30 comentários:

  1. Vejam aqueles cubos brancos no fundo da imágem, é ali que reside o interesse econômico da proposta.
    Remover dalí os gaúchos do Parque Harmonia e utilizar a área com contruções. Tá bem esboçado alí! De outra forma mostra coqueiros a beira do Guayba, absurdo, o nativo alí é o ingazeiro - Feijoa seloviana e também a Corticeira do Banhado - Erytina crista-galli,sob meu ponto de vista a proposta ainda é inadequada.

    ResponderExcluir
  2. O projeto não foi feito para quem fica correndo na orla; é para o passeio da elite. <as não vi os bares enterrados, vi que eels ficam em um nível acima da ciclovia que parece existir ali, quanto às palmeiras, talvez sejam jerivás.
    Dois cubos brancos já existem, são a Câmara e o futuro teatro da Ospa. Tem um cubo mais ao fundo que não sei identificar, mas o grande objeto de especulação está no outro lado e não aparece nessas imagens, são os prédios gigantes.
    ... O fato é que essas imagens são, para mim, as menso agressivas,

    ResponderExcluir
  3. O projeto paisagístico não prevê áreas de sombra. Aquilo tudo aberto, com estes verões escaldantes, ninguém aguenta.
    Parece q querem fazer algo belo no papel, sem se preocupar c o conforto dos usuários. Tb sou a favor da manutenção dos quiosques, q podem viram restaurantes como foi feito no Maranhão do Sarney. Tirei fotos e posso disponibilizar. São melhores q os do Rio.

    Corrigindo. Nossa querida Jac Sanchotene, do Viva Gasômetro, não realiza atividades artísticas e culturais nesta área, conhecida por Prainha, e sim na praça Julio Mesquita (pça do Aeromóvel) q fica em frente.
    Ver mais infos no blog do movimento.

    ResponderExcluir
  4. A ciclovia inferior e projetada... Hoje existe apenas a área de circulação superior... E sim, somente alguém que desconhece o verão de Porto Alegre, poderia propor uma área com tão pouca vegetação, com tão poucas atividade... E triste dizer objetivamente que o projeto e simplório.

    ResponderExcluir
  5. Não vejo nenhuma semelhança com o projeto da Hype Studio. Apenas um certo conceito das escadarias... nada mais... acho um pouco de crítica infundada ao ESTUDO do Lerner, pois projeto não é ainda.
    Quanto a falta de quiosques, concordo plenamente. Deveria ter sido proposto um novo modelo de quiosque. Aliás, a orla toda carece de quiosques. Inclusive em Ipanema que diziam que iria ganhar quiosques padronizados, até hoje estamos sem.
    No mais, estou aguardando mais detalhes do projeto para ter uma opinião mais consistente do AINDA ESTUDO.

    ResponderExcluir
  6. Coloco o Blog Porto Imagem a disposição de vocês todos. Comentem lá. Se quiserem expor suas opiniões num post, mandem-me por e-mail que publico. blog@portoimagem.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Caro Gilberto, o receio reside no fato de que o contrato prevê prazo de 150 dias para a sua execução. Já se passaram mais de 60 dias desde a data de sua contratação em caráter emergencial... Fora isso e todas as questões relativas ao custo do projeto? Sim por que o custo foi quase 3 vezes o valor constante em um dos sites do iab, sendo que agora afirmam que a prefeitura não tem muitos recursos para implantar equipamentos na área... Simplesmente considero que para notório saber, ficou faltando muito... Ainda mais por que o processo esta sendo realizado sem a participação das comunidades. E quanto aos quiosques, eles foi bem claro ao afirmar que não quer obstáculos visuais no local ou seja desconsiderou que a área já possui usos consolidados. Que urbanista e este que vai contra algo básico ensinado nas faculdades?

    ResponderExcluir
  8. Apenas para complementar, a região de gestão de planejamento 1 tem reuniões a cada 15 dias e o arquiteto tem obrigação moral de comparecer e apresentar seu projeto. Ontem tivemos 1' e a próxima será no dia 1 de marco de 2012. Acho perfeitamente razoável ele comparecer para apresentar o que EE. Propôs e ouvir as demandas das comunidades, e mesmo defender sua proposta ou verificar sua total inadequação... Afinal, esta e a democracia...

    ResponderExcluir
  9. Um cidadão postou "não vejo semelhança"??? É uma cópia do projeto do Hypestudio!!

    ResponderExcluir
  10. Eu até diria que não tem semelhança se fosse falar da maquete eletrônica pois esta sim esta bem fraca. Mas o projeto é uma cópia se não total degrade parte. E convenhamos calçada de bulitas não é exemplo de bom urbanismo. Reforço os comentários acima, não existe participação? É pacote fechado? Compra o Porto e ganha a orla da cidade. Mais uma vez, lamento a imagem que certos portalegrenses divulgam pelo mundos não combatendo esses absurdos.
    Flávio

    ResponderExcluir
  11. No mínimo o projeto do Internacional foi usado como referência pelo Sr. Lerner
    Ângela

    ResponderExcluir
  12. O projeto do Lerner é pior do que o projeto da Hype, pois o projeto da Hype é grandioso, nele (da Hype) a escadaria é só um detalhe, já no projeto do Lerner a escadaria é praticamente o principal, fora ela só tem uns jardinzinhos ralinhos e mais nada. No projeto da Hype a impressão que se tem é que até possíveis enchentes forma previstas, pois trata-se de uma área erguida/construída a/em nível exatamente em cima do atual terreno, em nível mais elevado. O da Hype é cheio de fontes, laguinhos, esculturas, tem marina, enfim, muito melhor.

    ResponderExcluir
  13. Se algo do tipo da Hype custaria mais caro (e com certeza custaria, pois tem muito mais coisas), essas coisas a mais (que fariam TODA a diferença) também custeariam esse custo a mais, pois haveria mais atrações para atrair pessoas, arrecadar dinheiro através dos serviços oferecidos e, assim, custear a anterior execução e a posterior manutenção da área, bem como sustentaria a ocupação de pessoas frequentando a área.

    ResponderExcluir
  14. Acho que fizeram assim bem limitado (medíocre) para evitar entraves dos pseudo-ambientalistas que, apesar de não entenderem nada de qualquer coisa relacionada ao meio ambiente, se acham os doutores no assunto e existem em demasia em POA. Infelizmente fazem as coisas assim bem aquém do potencial para agradar ao ego desses babacas e quem recebe muito menos do que mereceia e deveria é a cidade inteira e a sua população em geral, que não fuma marijuana, não usa rastafari e nem idolatra o Che e nem ouve reggae do amanhecer ao entardecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Acho que você não entendeu o espirito da coisa, O Lerner deixou de ser arquiteto a muito tempo e virou político, e esta se utilizando disso para ganhar um contrato 3 vezes acima do normal. Eu nem vou entrar no mérito das questões de campanha caixa dois, essas coisas mas o trabalho dele esta muito abaixo do que se espera dele e de Porto Alegre.
      Cristiano

      Excluir
  15. olá pessoal

    CHAMOU-ME A ATENÇÃO !

    a permanência daquela DROGA INÚTIL que foi colocado ali próximo da usina do gasômetro pela SIDERÚRGICA GERDAU, descaraterizando a paisagem Cultural e toda a orla.

    MANDA AQUELA DROGA PARA O FERRO VELHO !

    ATENÇÃO II - com tantos arquitetos e engenheiros competentes no portinho POR QUE ENTREGAR A ORLA PARA O JAIME LERNER "FAZER O PROJETO" ?

    Eduino de Mattos
    "da turma dos contras"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduino tu é cara mais chato que existe em Porto Alegre, só critica nunca faz nada. Por que tu não se muda será um bem para todo o municipio.

      Excluir
    2. Caros leitores e blogueiros, o objetivo deste blog é a discussão e crítica construtiva em cima dos diversos assuntos aqui divulgados. Raramente censuramos comentários dos participantes, mas acho importante ressaltar que comentários de "Anônimos" deste teor só vem a respaldar o comentário de quem luta por uma Porto Alegre melhor, de quem "dá a cara a tapa".
      Por isso eu venho aqui elogiar a hombridade e a postura o Conselheiro Eduíno que a mais de 10 anos participa ativamente do CMDUA, enquanto o nosso "Anônimo" até hoje pelo que se sabe só veio aqui demonstrar que é ignorante no assunto e que lhe falta um pouco de educação.
      Concordar com a opinião de terceiro nem sempre é uma realidade, mas respeita-lá é democracia.
      Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

      Excluir
  16. olá pessoal

    # UM "PROJETO" VIRTUAL QUALQUER LEIGO FAZ.

    # quando realizarem comentários DESAGRADÁVEIS & POUCO INTELIGENTES aos Sócio-ambientalistas, pelo menos IDENTIFIQUEM-SE.

    Eduino de Mattos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer um faz um projeto virtual? ou seja...poderiamos contratar os mendigos que estao pelas ruas sem fazer nada e dormindo.. fariam um projeto com pequenas caminhas para eles, quem sabe até nao colocariam um banheiro.. Eduino.. nao fala besteira!
      por favor né pessoal, cópia descarada do projeto do tal hypestudio!
      um absurdo, plágio total.. e pra piorar, a cópia ficou muiiiiito pior que o original!!!

      nao vi ninguem falar de algum socio-ambientalista té agora..somente de um cópio-ambientalista! to nem aí pro respeito quando não respeitam meu dinheiro! eu quero ver uma orla bonita e nao aquele lixo, muito caro pro meu bolso essa porcaria...como contribuinte nao posso deixar de expressar minha decepçao...

      ass.: Gó if ai quétchu

      Excluir
  17. Caro Sr. Eduíno, pelo que vejo o problema é que o Arquiteto Lerner não consultou a população no seu projeto e além disso não apresentou um projeto no nível esperado, mesmo assim não vejo grandes problemas afinal é apenas o início do trabalho.
    Paulo

    ResponderExcluir
  18. Para alguém que esta cobrando mais de 2 milhões eu acho que esta muito baixo o nível do projeto. E sem a participação da sociedade pior ainda...
    Que profissional faz um trabalho de tal importância sem ouvir a comunidade, parece que O Arquiteto não sabe o que é participação popular talvez ele deva ir as Regiões de Planejamento e escutar um pouco.
    Fernando

    ResponderExcluir
  19. Onde fica a administração de Porto alegre quando a secretaria de planejamento gasta com o GT orla e dai vem a secretaria do meio ambiente e contratavam outro arquiteto para o mesmo projeto?
    Que administração ?

    ResponderExcluir
  20. QUAL O PARTIDO DO JAIME LERNER ?
    é mesmo do nosso ilustre prefeito do portinho?

    Eduino de Mattos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduíno, o problema nem é o partido o problema é uma contratação com indícios de irregularidade, uma aprovação forçada no cmdua, um projeto com uma qualidade ridicula, e parece que é tudo normal, fora alguns que divulgão isso, parece a coisa mais normal do mundo. Eu não consigo concordar com isso, gostei da posição da RP1, se mostrando como uma região que realmente cumpre o seu papel, infelizmente no cmdua, o resto não corre bem assim.
      Abraços
      Benites

      Excluir
  21. Não combina com nossa orla e com as pessoas que gostam de curtir a mesma, ficou muito futurista, acho que algo mais simples com quadras e espaços para barraquinhas fica mais com a cara da nossa Cidade.
    Concordo também com o problema das enchentes.

    ResponderExcluir
  22. Ele foi do PDT agora é do DEM.

    ResponderExcluir
  23. nenhuma outra informação? tudo as escondidas...
    depois os portoalegrenses é que são do contra.
    Flávio

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, não discuto o projeto. ´Devemos nos preocupar é com a legalidade da dispensa de licitação É ILEGAL. O escritório do Jaime Lerner não é o único de notável saber. Existem vários. Cito apenas o do Oscar Niemayer muito mais reconhecido internacionalmente do que o do Jaime Lerner. O LEGAL É CONVOCAR UM CONCURSO NACIONAL A licitação merecece uma AÇÃO POPULAR contra a Prefeitura de POA.São mais de dois milhões que os contribuintes vão ter que desembolsar para pagar o Projeto. Lembramos que estamos em época de eleições....

    ResponderExcluir
  25. Pois bem se não discutirmos vai ficar de qualquer jeito. Bem, na verdade, como quer o governo e não o que deseja a comunidade.
    JB

    ResponderExcluir