sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Desabamento RJ, análise das causas.

Muitos estão debatendo possíveis causas para o desabamento dos prédios da avenida 13 de Maio  na cidade do Rio de Janeiro. Muito se falou e talvez nunca se comprove nada, mas aproveito a oportunidade para lembrar aqui alguns fatores que podem ter sido determinantes para essa tragédia, e cujas relações com esta e outras obras são bastante frequentes.
sempre critiquei a questão de fazerem reformas sem a contratação de arquitetops ou engenheiros. isto por que, mesmo que não sejam reformas estruturais, alguns procedimentos técnicos devem ser seguidos, e muitas vezes o nosso prático "faz tudo" não se lembra destes pequenos detalhes.
Dizer o obvio é sempre válido. A princípio não se deve mexer em fechamentos, a menos que sejam de divisórias leves - tipo gesso, por exemplo. Isso por que hoje, com a diferença dos sistemas construtivos, é praticamente impossível discernir apenas por ser "laje, pilar ou viga" se o que queremos fazer compromete ou não a estrutura da edificação. Hoje existem blocos estruturais que permitem construir prédios muitos mais altos do que 20 andares, ou seja, não mexa se você não entende, ou se não tem documentos que comprovem que esta parede é apenas fechamento mesmo.
Outra coisa, puxadinhos, nunca são bem vindos. Projete já considerando a possibilidade de expansão. Diga isso claramente ao profissional que contratar para fazer os projetos. Acréscimos não calculados originalmente geralmente são engodos "para inglês ver". Sempre dizem que dá, mas ninguém vai atra´s do engenheiro ou do arquiteto se der algum problema... e sim, eu disse arquiteto, por que aos desaviados, eu esclareço, arquitetos podem fazer projetos estruturais... e não, não é só para edificações até 4 pavimento, isto é uma lenda urbana. Arquiteto aprende sim a calcular estruturas de concreto!
Mas voltemos à tragédia do Rio, por que este post não quer fazer piada sobre o assunto, quer sim, avisar. Alguém repaou no represetnante do Crea, falando sobre como não existia caçamba no prédio, e que isso ipede a fiscalização do Crea, pois não têm como ver onde as obras estão sendo realizadas? pois pasmem que isto sim, pode ter sido a gota dágua para o prédio cair.
Quando são feitos proejtos estruturais, são utilizados coeficientes de segurança, justamente para poder suportar determinadas cargas acidentais. Só que isto não quer dizer que você pode colocar tudo abaixo e juntar num cantinho para tirar depois por que isto sobrecarrega as lajes podendo causar a sua ruptura. Voltemos ao prédio do Rio e se lembrarmos todas as infromações sobre acréscimos, e mais as obras, fica inevitável imaginar que uma sobrecarga pode ter causado o colapso do prédio.
Ao ver o vídeo abaixo, na rede record, pude ver imagens interbnas das obras da empresa T.O e observar a quantidade de "pilhas" de entulho. Montes bem significativso em tamanho. Na verdade de um tamanho que nunca se deveria deixar chegar!



Então, aqui fica a dica. Mesmo que seja uma reforma pequena, contrate um responsável técnico. Cesmo que seja a adequação de um layout, cobre  a ART ou RRT do seu engenheiro/arquitetos.
E aos CREA e CAU (Conselhos de Engenharia e Arquitetura), eu gostaria de exigir o seguinte, não basta só ter ART ou RRT, tem que fazer correto. Quando fizerem fiscalizações, observem para combater também os absurdos. Por que para fiscalizar não basta só cobrar a taxinha da ART/RRT, tem que cobrar fazer direito também. Não adianta entrar numa obra que tem ART/RRT e todo mundo está trabalahndo sem EPI (equipamento de proteção individual) e dizer que "tá OK". Ver o cara fazendo um muro de contenção errado.... e deixar para cobrar quando cair... temos que valorizar mais a vida, por que o erro, como pudemos ver neste caso do Rio de janeiro, pode se tornar uma tragédia.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

2 comentários:

  1. Bom é quem contrata o seu "zé" e acha que esta sendo esperto. Quem não contrata arquiteto deveria ser penalizado criminalmente pois poêm em risco as vidas dos outros.
    Mateus

    ResponderExcluir
  2. Projeto sem arquiteto deveria ser proibido independente da dimensão da mesma.
    Júlio

    ResponderExcluir