quinta-feira, 3 de julho de 2014

Porto Alegre passou no teste da Copa ou os Gaúchos passaram?

Eis que a Copa veio e foi embora. Ela deixou saudades. Saudades de experimentar ser "primeiro mundo" e agora ter que voltar à realidade.
Observo tristemente os políticos se vangloriarem por ter tudo funcionado. Mas será que tudo funcionou mesmo? Até medalha, a nossa cidade ganhou. Mas o que será que ganhamos mesmo que já não tínhamos antes? Qual é o real legado da Copa do Mundo em Porto Alegre?
O povo gaúcho mais uma vez mostrou educação e simpatia ao receber os turistas. Pela primeira vez, experimentamos priorizar o pedestre ao invés do carro, e gostamos da experiência. Fizemos uma duplicação de via, à Beira do Rio Guaíba e em nada a utilizamos. Pagamos para ter um Viaduto que nem "apareceu na foto". Árvores foram cortadas em vão... quando o grande destaque da nossa cidade para as outras cidades sedes foi o caminhar pela cidade e chegar ao estádio pelo parque, junto à Orla. Mais do que o chegar ao estádio, nos destacamos pelo percurso criado. Um percurso que ligou história, natureza e pessoas (daqui e de fora)  em uma única sintonia.
A foto abaixo foi tirada do site ClicRBS. A torcida holandesa "tomando conta" do Viaduto da Borges. Um monumento lindo da nossa cidade que está deixado ao abandono. Não sofreu nenhum tipo de reparo para fazer parte do "Caminho do Gol". Ao contrário, quebraram o piso, alargaram os jardim de forma não programada, não projetada, não planejada. O colorido da torcida pode enganar quem não conhece.

















Para aqueles que conhecem, fica um sentimento de oportunidade perdida, onde frequentemente passamos atestado de descaso com a nossa própria história, com a nossa própria natureza.
Nós aqui sabemos o que perdemos e o que ganhamos. Pra mim, o grande legado foi bela ideia a do "Caminho do Gol", do percurso a pé, da sinergia que as pessoas podem ter em conjunto. Pena que ninguém havia comprado de verdade esta ideia. Não havia sequer sinalização no percurso para orientar sobre o Acampamento Farroupilha, por exemplo. Mas agora que fizemos bonito, todo mundo quer ser o pai da criança. Ao idealizador de verdade, a este dedico os meus parabéns. 
Quero continuar a ver eventos de primeiro mundo, e que este sim seja o legado, o de educação e de respeito pelas pessoas, pela nossa história, pela nossa paisagem. Estes sim fizeram bonito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário