segunda-feira, 9 de junho de 2014

Arquitetura e Gastronomia. 2014-7. Komka.

Com a divulgação do Guia Porto Alegre de Bares e Restaurantes, saímos para experimentar um lugar novo. Zanzamos pelo bairro Moinhos de Vento, mas acabamos mesmo no São Geraldo. Nossa escolha foi por um lugar de carnes, o Komka.
Restaurante fundado em 1967, tem uma história que merece respeito. Ninguém fica tanto tempo no mercado sem ter um mínimo de qualidade. Localizado na avenida Bahia, é uma travessa escura, com uma fachada bastante singela que não entrega nada para quem passa pela frente.
Por dentro, o lugar surpreende. Chegamos às 9:30 da noite e o restaurante estava cheio - mesas, ambiente de espera, tinha gente por todo o lugar. Embora não tenhamos sido prontamente atendidos quando entramos, ao pedir informação, fomos gentilmente e imediatamente levados a uma pequena mesa no salão. Neste momento, a senhora que nos atendeu nos informou que o Evandro seria o garçom que iria nos atender.



O lugar é simples, o piso é original de 1967, assim como os azulejos das paredes. As peças de decoração também remetem ao tempo antigo, assim como as fotos dos fundadores, pais do atual proprietário. Neste salão, parecemos viajar no tempo. O lugar, de certo modo, me lembrou a Lancheria do Parque, sem tecnologia, mas onde todo funciona.
Nem deu pra olhar todos os detalhes, e o Evandro veio nos atender. Como eu lembro do nome? Estava escrito no avental. Gostei desta familiaridade. Naquele momento e por toda a noite, ele nos atendeu com a maior simpatia. Informou como funcionava, especialidades da casa, atendimento nota 10.


Os cardápios são uma salada de estilo, mas impressiona a quantidade de cervejas à disposição. Há também uma boa carta de vinhos, sendo que estes estão armazenados adequadamente, em adegas, com proteção contra luz.
Pedimos uma polenta palito com parmesão, uma meia porção de coraçãozinho de galinha, um xixo de filé e uma porção de radite com bacon. Os pratos, estavam quentes.
Nem deu tempo novamente para esperar, em menos de 10 minutos veio a polenta. O aperitivo veio realmente para aperitivar e não depois da comida como as vezes acontece. Nem bem tínhamos começado a comer e serviram na sequência a radite e uns 10 minutos depois o coraçãozinho. Tudo estava com uma qualidade excelente.

 

 
A polenta veio sequinha, bem quente. O parmesão em boa quantidade para colocar conforme o gosto. A radite veio cortada, também em uma excelente quantidade. O coraçãozinho veio limpo (sem aquelas veias que a gente sempre tinha), no ponto, macio, bastante saboroso. Na mesa, disponível, já estavam farofa, azeite, vinagre, palitos, pimenta e sal. Nada de precisar pedir, estava alí. É tudo simples mas funciona.



Quando já estávamos entretidos saboreando a comida, veio o xixo de filé. Excelente. No ponto. Servido com tomate e cebola agrada um público bem maior. Macio ao extremo, ponto de sal ideal. Você nem sente o tempo passar e como o atendimento é ágil, assim como a entrega dos pedidos, o jantar desenrola de forma bastante agradável.













Para fechar, um cafezinho expresso. Antes disso visitei os sanitários e os demais espaços do restaurante.


Seguem alguns pontos de detaque:
- Espaço kids com recreacionista, que você pode acompanhar por televisão disposta no salão;
- Banheiros limpos, embora não acessíveis. Até tem barra para auxiliar, mas os vão de passagem realmente não ajudam.
- Sinalização de PPCI e extintor localizados no interior do ambiente;
- Climatização em todos os espaços, incluindo Pateo Heater na área de espera;
- Espera generosa;






 

Para você entender o tipo de espaço que é o Konka, basta dizer que há clientes que vão lá e pedem "o de sempre". Para saber o que pedir, basta olhar ao redor. Certamente terei que retornar para experimentar a carne de porco e a salada de batata, pela quantidade de gente que vi pedindo. E é claro, para tomar uma cerveja especial.

 

 



 


É sem sombra de dúvida, um ambiente familiar. Somos tratados de forma muito cordial e as peças nos fazem sentir este aconchego natural. Cadeiras de madeira que devem ser em grand eparte originais. Toalhas de pano nas mesas ajudam um pouco na acústica.

 

Com tudo o que vimos, atendimento, comida, e pelo preço cobrado, é muito, muito justo!

Resumo da visita:
Ar condicionado: Sim.
Sistemas de prevenção de incêndio: Sim.
Acessibilidade: Não.
Pet friendly: não.
Comidinhas alternativas: pouca indicação.
Acústica: Mais ou menos.
Som: não.
Área aberta: não.
Banheiro: próprio, limpo.
Comidas: O que provei estava excelente. Vou ter que voltar para provar outras coisas.
Bebidas: muita diversidade, para todos os gostos.
Preço: média de R$ 45,00 por pessoa.

Notas:
Arquitetura: 8. Gostei. Tem estilo, tem identidade, tem história, tem funcionalidade. Faltam coisas mas no geral é clara, é agradável.
Comida: 9. Tudo o que provei estava muito bom. Damos esta nota apenas por que consideramos que temos que provar outras coisas.

Churrascaria Komka.
Avenida Bahia, 1275. Esquina Viena. Bairro São Geraldo. Porto Alegre. RS.
De Segunda a Sábado. Das 11:30 às 14:30. E das 19:00 às 23:00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário