Em continuidade a este post:
Post inicial sobre blocos vazados.
Grande característica da arquitetura moderna brasileira da década de 50, os elementos vazados ou cobogós, são de grande influência na nossa arquitetura por isso decidimos incrementar o assunto no nosso blog. Esperamos que gostem.
Estamos neste post descrevendo alguns tipos de elementos vazados e hoje daremos destaque aos elementos vazados cerâmicos, por exemplo:
Alguns modelos do fabricante telhas morandi, os quais podem ser usados para fechamentos físicos de ambientes sem eliminar o acesso da luz e da ventilação ao ambiente. Em alguns casos pode servir como elemento de decoração:
No projeto acima, premiado pelo IAB de SP em 2008, os arquitetos: Cláudia Nucci, Valério Pietraróia e Sergio Camargo, utilizaram o elemento vazado como pano para a fachada do prédio comercial: VGP Artigos de Papelaria.
Em outro projeto como na FAET da UFMT em Cuíaba, tem fator mais destacado, onde ganha destaque pela cor da cerâmica contra o fundo de concreto:
Fotos de Mateus Hidalgo.
Conforme estudos os cobogós podem ter sido inspirados nos muxarabis, que são tramas vazadas de madeira, com grande uso principalmente na arquitetura moura, que era presente no início da colonização do estado de Pernambuco.
Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan
Onde vocês arrumam tempo para fazer isso tudo?
ResponderExcluirParabéns Conselheiro.
Márcio
Não sei se é neste texto que deveria escrever isso, mas acho que vocês deviam estudar a possibilidade de transformar este blog em um portal, pois o nível das notícias é muito grande, e com um portal vocês teriam uma diagramação bem mais interessante o que facilitaria a navegação dentro do grande material que vocês produzem.
ResponderExcluirRivaldo
Muito interessante esta iniciativa de vocês, que possibilitam a pessoas como eu que não entende nada de obra a entender de que falam os arquitetos quando propõem as modificações na casa nossa.
ResponderExcluirMaria Luiza
Caro Allan, muito bom suas informações pude ja indicar em um projeto.
ResponderExcluirparabéns
augusto
Bah, alan achei muito interessante o blog de vocês parece mais um portal de arquitetura, muito legal...
ResponderExcluirJonas
estou fazendo uma reforma, e gostaria de colocar esses cobogós de tijolo na fachada. minha dúvida é: será que não vai virar casinha de bicho? como higienizar?
ResponderExcluirvocês tem indicação de algum local que venda estes produtos com variedade de opções?
ResponderExcluirJussara rIBEIRO
Que bonitos diseños, soy de Uruguay - Río Branco, voces comercializan com alguein de Jaguarao???? Estoy construyendo y presisariam de eles. Gracias Gabriela
ResponderExcluirBom dia, aonde consigo os fabricantes destes cobogós lindassos???????
ResponderExcluirEu achei lindo esses tijolos vazados Eu botei.
ResponderExcluir