segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Denúncia: É Carnaval e as queimadas em plena área urbana não podem parar!

Todos sabemos da importância do Carnaval ao povo brasileiro. Época de festas, descontração e valroização dos aspectos mais essenciais de nossa cultura popular. As pessoas não noteram certos acontecimento, portanto, não me surpreende. Já o Poder Público e os meios de comunicação, estes sim, me surpreendem.
De quinta-feira à noite, para sexta-feira, a paisagem dos bairros Glória, Teresópolis e adjacências, mudou radicalmente. Do escritório da Cubbos, pudemos ver que simplesmente uma área gigantesca da cidade foi queimada, junto ao Morro Teresópolis, nas proximidades da área da Apamecor, junto a casas que devem ter ficado, no mínimo, defumadas com o ocorrido.
Nada saiu na imprensa, nada foi informado. Nenhuma manifestação da Smam foi registrada, ou mesmo da Prefeitura. E eu que ingenuamente achava que Porto Alegre, era uma das cidades com maior cuidado com o meio ambiente, me vejo forçada a rever meus conceitos.
Não sei se se trata de descaso ou se é o Carnaval mesmo... mas fica aqui o registro deste total absurdo.




Para se ter uma idéia, a área queimada equivale a mais de 12 campos de futebol...


Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

4 comentários:

  1. onde esta a SMAM nesses momentos? quando uma árvore esta caindo eles aparecem para evitar que você pode a mesma, mas quando alguém esta destruindo uma área tão grande como esta, eles somem.
    Julio

    ResponderExcluir
  2. A SMAM cada vez mais demonstra não ser uma secretaria séria, primeiro foi o pagamento das mudas por combustível, material de díficil controle depois são as árvores que caem em qualquer vento, mas que o cidadão não pode cortar, mesmo quando a risco de vida. Depois, o mini-zoo que ela se absteim de resolver a situação mandando os animais para outro município. Agora se percebe grandes queimadas dentro de zona urbana.
    O que pode acontecer para piorar ainda mais a pouca moral desta secretaria?
    Benites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ PESSOAL

      # a SMAM não tem uma equipe para realizar este tipo de serviço, QUEM FAZ ESTE SERVIÇO É A EQUIPE DO NOSSO CORPO DE BOMBEIROS,
      em 1993 quando foi instituído "O PROGRAMA MUNICIPAL DE ÁREAS DE RISCO"(que fiz parte como representante da população) juntamente com as NOVAS ESTRUTURAS adquiridas, novos rádios, veiculos 4X4, binóculos, roupas, jalecos, câmeras fotográficas, CONVÊNIOS COM A BM, AVIÃO CHIMANGO, (fotos áreas, monitoramento programado,...)"EXISTIA UMA EQUIPE TREINADA PARA AGIR NESTAS QUESTÕES LADO A LADO COM O CORPO DE BOMBEIROS,existia guarda parques em números maiores nas ÁREAS DE CONSERVAÇÃO, uma equipe de EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR/COMUNITÁRIA, onde as pessoas destas áreas citadas ERAM PARCEIRAS, quando havia incêndios, qualquer outro problema desta ordem, este pessoal das comunidades nos avisavam e as ações DEFINIDAS IMEDIATAMENTE TOMAVA-MOS UMA INICIATIVA CORRESPONDENTE AO ASSUNTO,
      por exemplo; O PARQUE SAINT HILAIRE, o que este parque esta sofrendo com os INCÊNDIOS em seu interior é apavorante, É UMA LÁSTIMA, O MAIOR PARQUE URBANO DA AMÉRICA LATINA, esta a deriva, pois NÃO É PRIORIDADE DE GOVÊRNO, desta fórma esta se degradando rápida-mente, TEM QUE ACONTECER O FECHAMENTO COM CONCRETO VAZADO EM DEFINITIVO, E A RETIRADA DOS POSSEIROS DE SUAS ÁREAS, É UMA SITUAÇÃO GRAVE/URGENTISSIMA !

      # OPINIÃO: a secretaria EXISTE o que tem que ser feito é uma discussão para que ASSUMA DE FATO SEU PAPEL. (existem problemas politicos ? estrutural ? ... vamos resolver.)

      ESTE É UM TRABALHO PARA A APEDEMA E SUAS ENTIDADES AMBIENTALISTAS AFILIADAS,entre outros,...

      Eduino de Mattos

      Excluir
  3. Eduíno obrigado pela contribuição. E importante saber quem deve responder pelo o que, mas ainda assim sendo um assunto do meio ambiente, esperava ver mais a horizontalidade tomatada nos governos, onde a smam ajudasse a preservar o meio, ou mesmo cobrasse posição sobre o assunto... O que se vê, porém, e o silencio tal, como se nada estivesse acontecendo... Mesmo a imprensa, nada registra...
    Eliana Hertzog Castilhos

    ResponderExcluir