quarta-feira, 9 de março de 2011

Proposta de embalagem ecologicamente correta para ninguém menos que a Coca-cola!

A reciclagem vem ganhando uma força extremamente grande no Brasil, principalmente no que se refere às embalagens PET - Poli (Tereftalato de Etileno). Estamos alçando o segundo lugar no mundo com 54,8% de reciclagem das garrafas pós-consumo, ficando atrás apenas do Japão. O material, que é um poliéster termoplástico, é utilizado "na produção de fibra de poliéster para indústria têxtil (multifilamento), onde será aplicada na fabricação de fios de costura, forrações, tapetes e carpetes, mantas de TNT (tecido não tecido); na a fabricação de cordas e cerdas de vassouras e escovas (monofilamento), na produção de filmes e chapas para boxes de banheiro, termo-formadores, formadores a vácuo, placas de trânsito e sinalização em geral. Também é crescente o uso das embalagens pós-consumo recicladas na fabricação de novas garrafas para produtos não alimentícios. É possível utilizar os flocos da garrafa na fabricação de resinas alquídicas, usadas na produção de tintas e também resinas insaturadas, para produção de adesivos e resinas poliéster. As aplicações mais recentes estão na extrusão de tubos para esgotamento predial, cabos de vassouras e na injeção para fabricação de torneiras." (CEMPRE)

Mesmo assim, suas formas e relações instigam quem trabalha com design, principalmente no sentido de reduzir cada vez os impactos destes materiais no meio ambiente. Pois, apesar do nosso supreeendete segundo lugar, ainda temos mais de 40% de resíduos cujo destino não é a reciclagem.
Além disso, há outros custos ambientais relacionados aos produtos de uma maneira geral. Custos que se referem à transporte e armazenamento, e que devem estar relacionados quando o design é pensado.
Considerando algumas destas questões, o estudante de design Andrew Kim, estudante da Art Center College of Design, criou uma nova proposta para a embalagem da Coca-Cola. Uma marcas mais poderosas do mundo, tem sua imagem associada ao capitalismo. A criação de uma embalagem "Eco" é no mínimo singular, e traz à tona uma série de questões que poderiam ser repensadas em embalagens do gênero como um todo.
As imagens que seguem, foram retiradas do site do próprio estudante:
http://www.minimallyminimal.com/minimally-minimal/2010/3/15/eco-coke-bottle-design.html



































































































Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário