sexta-feira, 25 de março de 2011

Design retrô e super diferenciado para um simples poltrona infantil. Resgate que vale a pena.

Sempre que falamos em reformar algo aqui no escritório, falamos que para ficar legal antes de tudo temos que achar os porquês de fazer certas coisas. Peças retrô garantem um diferencial aos ambientes e o seu uso pode garantir um charme extra na composição. Algumas lojas já se deram conta disso, como é o caso da Coisas da Dóris, uma loja bem diferenciada em São Paulo, que busca justamente isso, vender um diferencial. E lá no fundo, isto busca dar um ar mais de casa para certos ambientes. Isto para tentar nos tirar da mesmice da repetição sem fim de solução.
(Se alguém quiser conferir pode acessar o blog:
http://coisasdadoris.blog.uol.com.br/ )

A poltroninha infantil que segue na imagem foi um presente que recebemos. Ela foi usada pela dinda da minha filha, e agora estava ficando de "herança". À primeira vista, de um gosto bastante duvidoso, afinal o revestimento não ajuda. Olhando com atenção, porém, dá pra ver que a peça em si tem seu charme, algo que lembra o design de "Alice no País das Maravilhas", realmente diferente.
Pesquisando, pude encontrar muito pouco de versões de polltronas deste tipo, e com este design, realmente nenhuma.
As taxinhas fixando o tecido, o ar "cabeçudinho" da peça, as curvas acetuadas e os pezinhos de madeira realmente davam um charme extra... pena o tecido.
Mas como ele estava rompido... uma oportunidade para recuperar mais uma peça.

Após alguns dias, segue como ficou:

Como a peça já era diferente o suficiente, a escolha foi por um tecido de cor clara perolisada, garantindo assim maior destaque à peça do que ao tecido. A opção pelo facto, um modelo "emborrachado" e impermeável que se adapta à necessidade da própria criança, que sempre vai poder sujar e ter a peça limpa, sem deixar os pais neuróticos.
As tachinhas, tiveram que ser substituídas por peças cromadas, pois não se conseguia mais o modelo escuro, necessidade que acabou se adequando ao visual mais moderno que a reforma deu à peça.
O resultado final foi do uma peça única, que chamou a atenção inclusive de quem trabalhou com a peça, lá na estofaria Petrópolis. Charme que garante um diferencial ao ambente onde estará inserida, uma sala de tv, um estar, onde a criança passa a ter seu lugar junto aos adultos, mas na sua escala.

Algumas dicas de manutenção:
- limpar com sabão neutro e esponja umedecida, remover o excesso com pano úmido e secar em ambiente arejado;
- Evitar a utilização de produtos químicos;
- Nos revestimentos com tonalidades claras, evitar contato com tecidos que soltem tinta.
Manchas
Pano de limpeza umedecido em produto multiuso ou álcool, friccionar levemente e remover o excesso com pano úmido;
Secar em ambiente arejado.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Um comentário:

  1. Poltrona bem Louca, parece que elarealmente saiu do Alice no Pais das maravilhas... Ela é muita antiga? Fiquei muito interessada neste tipo de reaproveitamento de móveis antigos e estou pensando em fazer isso com meus móveis vocês fariam um esquema para eu reformar meus móveis? E o estilo é sempre assim ou vocês adaptam a minha decoração por exemplo.
    Lívia Antunes

    ResponderExcluir