quinta-feira, 24 de março de 2011

Reforma de cadeira executiva giratória de escritório: impressionante.

A cadeira que é o objeto deste post tem cerca de 25 anos e é da marca Giroflex. Ao longo dos anos, ela foi sendo descaracterizada, seja através dos inúmeros arranhões que existiam na superfície de madeira, seja pela troca de tecidos, pela remoções dos botões do modelo original, perda do gás da base, entre outras alterações. Entretanto, sua essência continuava lá, nas linhas consagradas de Charles Eames.
A cadeira era do pai do arquiteto Alan Furlan, e sua reforma era mais do que um simples aproveitamento de cadeira, era um resgate de uma lembrança, de uma história.
Na verdade, o interessante de recuperar um peça é exatamente isto, resgatar algo que tenha um significado importante para cada um, dando uma maior pessoalidade ao ambiente. Seja ao ambiente comercial ou residencial.
A cadeira estava assim...


















E ficou assim...


O tralhado de reforma ficou por conta da Estofaria Petrópolis. Foi feito o polimento das peças de alumínio, a recomposição dos estofamentos, o revestimento com pelino e a recuperação das peças de madeira. Um trabalho extenso, e que envolveu alguns profissionais.
Esta na verdade é uma das vantagens de fazer a contratação de uma empresa e não de um profissional liberal, que dificilmente teria infra-estrutura para realizar todo o serviço necessário.
A reforma trouxe de volta o charme da peça original, além de manter viva a lembrança.
Fora isso, há ainda a questão do reaproveitamento em si, que, ambientalmente falando, é uma conduta mais do que desejável.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Um comentário: