quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pensar o planejamento, um hábito esquecido.

O Informativo da SPM (Secretaria de Planejamento Municipal de Porto Alegre) de Maio de 2011, traz uma notícia sobre o Mapeamento Digital que está sendo realizado pela Prefeitura. Trata-se "da modernização da base de dados urbanos, por meio do mapeamento digital da cidade". Ainda segundo informações da notícia, "Será agregado um banco de informações sobre o estágio de desenvolvimento da capital que permitirá a elaboração de mapas temáticos a respeito de escolas, postos de saúde, paradas de ônibus, vegetação e hidrografia."
É uma iniciativa importante e segue a linha já implantada pela Prefeitura através do OBSERVA POA - Observatório da Cidade de Porto Alegre.
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/observatorio/
Nele, já são disponibilizadas informações importanttes, para a própria SPM, como dados de População, Renda, Saúde, Traballho, Cor/Raça, Inclusão/Exclusão Social, entre outros.
Entretanto, é importante destacar que a iniciativa, embora importante, está atrasada. Isto por que embora a notícia indique que o município "já terá acesso a informações estratégicas para orientar investimentos, obras do Orçamento Participativo e preparação da Copa do Mundo de 2014." A mesma indica que o projeto "deverá estar concluído em 2013" , quando na verdade as principais obras da copa já deverão estar concluídas, ou quase concluídas.
Trata-se na verdade da demonstração de que ainda não temos a consciência de planejar efetivamente a médio e longo prazo. A prefeitura está iniciando algo bom e importante para a cidade, devendo ser valorizada por isso,  mas também é importante ter a consciência de que estas informações serão muito mais importantes para o período pós Copa do Mundo. Pois para a Copa, os projetos já estão em implantação, como os próprios projetos dos Estádios do Inter e do Grêmio.


 Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário