quinta-feira, 21 de julho de 2011

Concurso Porto Olímpico, repercusões.

Muito se falou sobre a questão do resultado do concurso Porto Olímpico, no Rio de Janeiro. A Cubbos mesma, enquanto participante, fez algumas ponderações sobre o tema e sobre a arquitetura premiada, no sentido de que enquanto arquitetos, temos sim que primar pela análise crítica do que os profissionais estão projetando para nossas cidades.
Destacamos aqui que o assunto continua sendo debatido em alguns meios de comunicação:
Editora Pini:
http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/arquitetos-contestam-resultado-do-concurso-porto-olimpico-no-ministerio-publico-224704-1.asp


Archdaily:
http://www.archdaily.com/148123/olympic-port%E2%80%99s-competition-winner-joao-pedro-backheuser-with-ignasi-riera/

Plataforma Arquitetura:
http://www.plataformaarquitectura.cl/2011/07/18/la-polemica-en-torno-al-concurso-porto-olimpico-rio-2016/#comment-308334

Entretanto, até o momento, as discussões se fortalecem em cima da questão do projeto ganhador ter se valido de informações privilegiadas mas pouco se falou em termos da arquitetura projetada em si. Acho que está também é uma discussão válida, cujo debate propricia crescimento de todos os que dela participam podendo inclusive ajudar a aprimorar a proposta vencedora.
Pedimos ao IAB a disponibilização completa dos trabalhos em seu site. Desde os vencedores,a té menções honrosas e participantes em si. Acho fundamental que todos tenham acesso às idéias e propostas feitas para o local. Pois a multiplicidade de soluções é fundamental para a profissão do arquiteto e urbanista devendo sim ser difundida.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

2 comentários:

  1. Eu que estou lendo de fora da situação não consigo entender como um sindicato como o IAB do Rio de Janeiro pode se sujar de forma tão grande com essa situação. é uma vergonha para a classe e também para o Brasil que deseja ser modelo e atrair investidores do mundo inteiro usando estes eventos, copa e olimpiadas, para demonstrar capacidade no fundo só demonstra falta de carater, e ética. Por enquanto pois me da a entender que se investigarem mais pode aparecer mais. Queria saber também e o MP, se pronunciou?
    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  2. Onde fica a ética desta gente, tinha era que cassar a carteira destes "profissionais"...
    JB

    ResponderExcluir