quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lei do telhado branco, a obrigatoriedade ajuda ou a consciência ajuda?

Está tramitando em São Paulo, uma proposta de Lei que obrigaria todas as edificações da cidade de São Paulo a pintarem seus telhados de branco. A proposta se baseia num estudo da Ong GBC Brasil, autora da campanha One Degree Less (http://www.onedegreeless.org/lang_en/links/links.html). Segundo dados, divulgados através de "estudos do Lawrence Berkeley National Laboratory, vinculado à Universidade da Califórnia, que estimam que 25% da aérea de uma grande cidade sejam ocupados por telhados. A pesquisa também calcula que, a cada 100 m2 de área branca, é possível compensar a emissão de 10 toneladas de CO2 por ano." (Fonte: http://www.ig.com.br/)
Eu não sei se é pra rir ou chorar, mas a brincadeira, se incluir todas as edificações da cidade, pode custar mais de 380 milhões de reais. E pior, pode virar moda em outras cidades também. Quero saber, porém, se alguém calculou o custo ambiental de tantas tintas, afinal seriam precissos cerca de 68 milhões de litros de tinta, que possuem um custo ambiental de produção.
Questiono determinadas leis imediatistas, que promovem o consumo pelo consumo sem se preocupar com aspectos mais inteligentes. Por que não propor que novas edificações devam ter telhados brancos? Afinal, se o teto branco ajdua tanto, não há razão para não incentivar seu uso. Mas, num país como o Brasil, com tantas carências, tal proposta acaba soando como uma piada de mau gosto.
Apenas para destacar, não somos contra os telhados brancos. Ao contrário, em uma obra que estamos entregando esta semana (escola de Educação Infantil Espaço Feliz), utilizamos uma tinta térmica branca para aumentar o conforto dentro da edificação. Se trata de uma obra realizada em duas etapas, por limitações financeiras do contratante. Primeiro foi executado o pavimento térreo e em cerca de um ano, será realizado um segundo pavimento. Sem telhado, o ambiente ficava mais exposto ao calor, algo que buscamos minimizar com a tinta, que também irá auxiliar na impermeabilização da cobertura.

Espero sinceramente que a consciêntização e incentivos comecem a vir primeiro. Energias alternativas estão aí para quem quiser, só que infelizmente são caras e pouco divulgadas entre a população,

A lei que simplesmente obriga as pessoas a fazerem algo, que em geral gera custos bem altos não pode ser a solução padrão.

Afinal, se a moda pega, em pouco tempo todas as edificações deverão ser brancas, as fábricas de automóvel serão obrigadas a só fabricar carros brancos, entre tantas outras idéias e estudos que irão surgir para "ajudar o planeta". Sinceramente na minha opinião a vida vai perder a cor.

Arquiteta e urbanista Eliana

3 comentários:

  1. Bem e dai a opção arquitetônica deixa de existir? como fica quem sonha com telhado vermelho e cerca branca? inverte....
    Alexandra

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de lei vai criar uma coisa muito bonita na cidade um monte de telhado encardido pois manutenção predial em porto alegre não existe.
    edison

    ResponderExcluir
  3. Vocês só podem estar de brincadeira... quer dizer que os nossos politicos decidem até a cor das nossas casas? e se eles escolherem portas rosas e paredes verdes todo mundo vira mangueira? só no Brasil mesmo.
    JB

    ResponderExcluir