sábado, 18 de junho de 2011

Coberturas Verdes - novo recurso para a arquitetura sustentável

Estamos realizando um projeto para o Parcão de Novo Hamburgo, sendo assim entramos todos na nossa empresa em um grande dilema: Projetar mais de 3000m² em edificações dentro de uma área de 54ha, que é uma unidade de conservação. O parque é o grande coração verde do município de Novo Hamburgo. Por isso durante nossas infindáveis discussões sobre qual seria a característica do nosso projeto surgiu a grande idéia do uso de coberturas verdes, essa solução além de trazer inúmeros benefícios ambientais também diminuiria o impacto visual das edificações.
A nossa proposição se trata de algo inovador principalmente em obras públicas, mas estamos convictos que todos tem a ganhar. No fundo estamos trabalhando melhor com a topografia e aplicando sobre a laje de cobertura um sistema de tapete verde com uma membrana de drenagem especial, este tapete verde, vegetal, traz ao público a sensaçãode caminhar sobre a edificação, e manter o verde no visual geral do parque.
O sistema proposto pode não ser o mesmo que o usado na Alemanha ou no Japão, o importante é que é uma solução técnica que privelegia a relação entre o ser humano e a natureza demonstrando que os dois podem coexistir. Na Alemanha no ano de 2008 já se sabia existir mais de treze milhões de metros quadrados de coberturas verdes. Em Tókio o governo determinou que todos os prédios posteriores a 2001, com mais de 1000m² de cobertura, devem converter ao menos 20% da mesma em cobertura verde.
A imagem a abaixo foi retirada do site casa e energia de onde provem também muitas das informações deste post:

Neste site lista diversas vantagens as quais vou compartilhar com vocês leitores:
Vantagens para o meio-ambiente:


1. Combate o efeito albedo ou efeito ilha de calor urbano, fenómeno responsável pelo incremento de temperatura dentro do perímetro de uma cidade devido ao aquecimento que produzem os gases de veículos e aparelhos de ar-condicionado, assim como pela energia solar absorvida pelas superfícies urbanas, depois irradiada à atmosfera como calor.
2. Melhoria da qualidade do ar na cidade devido à capacidade das plantas e árvores para absorver as emissões de CO2.
3. Reduz a incidência de ventos.
4. Filtra o ar absorvendo partículas de pó até 85%.
5. Provoca uma redução das águas pluviais até 70%, e consequente redução da pressão nos esgotos da cidade.
6. Proporcionam espaços agradáveis à vista, com possibilidade de uso para lazer, a nível público (jardim ou parque urbano), ou para os vizinhos de um imóvel, ou para os trabalhadores de uma empresa.
7. Aumenta os espaços de habitat para pássaros e borboletas.

Vantagens para o edifício:

1. Maior longevidade do telhado (estimativa de 40 anos contra os 10/15 das coberturas planas tradicionais)
2. Aumento da eficiência energética nos edifícios pelas suas propriedades isolantes, reduzindo assim os custos de aquecimento e refrigeração sem necessitar de isolamento térmico (ROOFMATE).
3. Melhoria da acústica do edifício.

Desvantagens:

1. Sistema construtivo mais caro (mas rapidamente recuperado pela poupança energética).

Nós discordamos apenas da desvantagem descrita pelo site pois nos dias de hoje já temos tecnologias novas as quais se conseguem diminuir muito o custo e dependendo da solução oposta na comparação ela pode se tornar mais barata e muito mais eficiente.

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

2 comentários:

  1. isso funciona? é o mesmo tipo do shopping da Wenceslau? Pois lá tudo morreu! eu quero colocar sobre a minha garagem mas fico com medo, vocês indicam alguma empresa?
    Percival.

    ResponderExcluir
  2. Já usaram isso para algum cliente de vocês? da para usar o ecotelhado?
    Alessandro

    ResponderExcluir