terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reforma de Cadeira. Post 3.

Em vista dos diferentes orçamentos que recebemos, e dos diferentes materias que acabamos tendo à disposição, resolvemos esclarecer a todos as diferenças entre: Courino, Courvins, Couríssimo, Couro Ecológico e Couro Natural. É fundamental entender a diferença para poder analisar as relações custo x benefício do que estamos adquirindo ou contratando.

Courino e Courvins: material 100% PVC (policloreto vinílico), e algumas vezes 95% PVC e 5% Poliéster. É uma imitação ao couro, assim como os demais, mas em comparação, tem uma qualidade inferior no que se refere à questões estéticas e de durabilidade. Devido à sua composição, com o decorrer do tempo ressecam e trincam. É de todos, o com custo mais barato.

Couríssimo: material composto por 70% PVC, 25% Poliéster e 5% Poliuretano. A existência do PU na composição garante maior durabilidade, melhor aparência e uma temperatura mais agradável ao toque. Com ampla gama de cores e texturas, é um material versátil, que a cada dia se torna mais usual no estofamento de móveis. É o material que mais se assemelha ao couro natural. Tem custo semelhante ao Couro Ecológico.

Couro Ecológico: é uma das grandes discussões. Há quem afirme que o material possui a mesma composição do couríssimo. Mas alguns fabricantes o definem como um produto composto por fibras de couro bovino e outros agentes que, combinados segundo uma formulação específica, produzem um material versátil e ecologicamente correto. A exemplo do Couríssimo, é um material com maior durabilidade, mas em comparação a este, é mais maleável, sendo por vezes mais adequado do que o couríssimo para determinados estofados, principalmente com aspectos relacionados ao caimento.Tem custo semelhante ao Couríssimo, quando sua composição é a mesma deste. Mas se é o composto por fibras de couro bovino, pode variar até cerca de 50% a mais. Deve-se observar atentamente com o fornecedor o que você está adquirindo pois não há um padrão ou uma normatização.


Couro Natural: O mais resistente de todos, sem misturas, é 100% couro. Tem o maior custo, sendo pelo menos 100% mais caro do que o Couríssimo e o Couro Ecológico. Por vezes pode chegar a até 220%. Embora seja o material que garante maior sofisticação à peça, requer um investimento mais pesado inicial. Mas sem dúvida nenhuma, éo que irá garantir mellhor sensação ao toque, melhor aparência visual e maior refinamento às peças.

De tudo o que foi analisado, o destaque é para que, uma vez que não existe normatização espefíca, quando da contratação, deve-se conferir as composições dos tecidos que estão sendo adquiridos. É o cuidado na contratação que garantirá uma peça reformada de qualidade. Fornecedores confiáveis também são fundamentais, assim como empresas com bastante tempo de mercado. Nem sempre o mais barato é o melhor negócio. Lembre-se que por vezes "o barato sai caro".

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

3 comentários:

  1. obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  2. estive na sua pagina para saber a diferença do courissimo com o courino, e vi sobre o couro ecológico, essa denominção não existe, olha só a reportagem da folha:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/vitrine/vi2106200811.htm
    inclusive é proibido por lei atribuir a palavra couro aonde não é 100 couro.

    ps. so para esclarecer

    ResponderExcluir
  3. obrigada gostei muito da explicao me esclareceu muito.

    ResponderExcluir