sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Led's no Brasil. Cristo Redentor modernizado.

Alguns lugares do Brasil já parecem ter entendido alguns dos recados ambientais e começam a colocar em práticas medidas de economia e modernidade associadas à tecnologia. Um destes casos, é a estátua do Cristo Redentor, que fica localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Morro do Corcovado, cidade do Rio de Janeiro.
A nova iluminação, que será inaugurada em 1º de março de 2011, foi proposta com um total 300 projetores de LED. Serão 260 projetores retangulares com 36 LED's cada um, e 40 em formato de régua com 37 LED's, que serão acionados pelo Papa Bento XVI, no Vaticano, através de dispositivo eletrônico inteligente.
Isso garantirá uma eficiência energética e uma sustentabilidade bem próprios para uma atração turística que fica numa das cidades mais belas do mundo. Tecnologia esta que já possui o selo do Ibama por contribuir e preservar o meio ambiente.
A grande evolução do LED é que ele é baseado em um condutor elétrico, o chamado diodo, que faz com que a luz seja dirigida, melhorando o foco. Nestes casos, reduz-se a perda de energia reduzindo o calor, que é emitido em outra direção. As iluminações mais convencionais utilizam-se de filamentos que propagam a luz e o calor. O resultando é uma maior nitidez, além da possibilidade de utilização de diferentes cores projetadas (possibilidade de até 16 milhões de cores).
É uma excelente notícia, pois parece que diferentes segmentos no Brasil começam a apostar nestas novas (mas já consagradas) tecnologias, servido inclusive de incentivos para outros projetos em todo o país. E o LED em si, continua a se destacar como solução estética e econômica para a arquitetura em geral.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário