segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Maison Vivant: planta baixa do conjunto.

Muita gente nos pediu que inseríssemos um post com a planta geral do condomínio Maison Vivant. Então aqui estamos. Mas sem antes comentar alguns desafios deste projeto. Acho legal que as pessoas entendam ele como um todo, para poder avaliar se gostam ou não.
Algo legal, que vem do início do projeto, na verdade desde o primeiro croqui do Alan, era a intenção de ter grandes espaços, com um zoneamento claro. Isto quer dizer, algo como se tinha nas casas antigas, com um porão de serviços, uma área mais social e uma área íntima. Isso a gente consegui zoneando por pavimentos.
Mas além disso, conseguimos algo também muito bom, considerando a zona onde o projeto foi inserido. A insolação predominante deste projeto é a norte. ou seja, na maior parte do tempo há luz entrando nos ambientes.
Há quem já tenha me perguntado, mas e os vizinhos? estes só podem construir, como eu, 3 pavimentos... ou seja, o fato de eu levantar para o segundo pavimento a área social, e para o terceiro a área íntima, me garantiu ter este sol sempre. Imagine só, quantos imóveis você conhece que possuem sala, cozinha e quartos virados para norte?
Sempre que faço um projeto, penso que eu tenho que gostar de morar nele, caso contrário como irei querer vender? Então é isto que procuramos.
Quando fizemos o projeto, 3 vagas de garagem era básico. Afinal, hoje em dia, quantos casais tem apenas um carro? São pouquíssimos.
Mas, apesar de tudo, todos os diferenciais que buscamos, sentíamos que faltava algo. Só que no terreno original não cabia mais nada. Três casas com as características que elas têm, ou seja, spa, sacada, sótão multiuso, suíte com closet + 2 dormitórios, garagem para 3 carros (que estacionam independentes)... é... definitivamente não cabia mais nada.
Mas não são só os arquitetos que sonham com seus projetos. A incorporadora abraçou o projeto de tal forma que adquiriu novo terreno para ampliar a construção, inserindo o que todos concordavam ser o que faltava neste projeto. Uma boa área de lazer. O resultado foi que, ao projeto original, se acrescentou piscina, espaço gourmet com churrasqueira e fitness com sauna. O terreno possibilitou também a ampliação de uma unidade residencial. Esta última, maior que as demais, agora com 4 suítes, 4 vagas de garagem além das características das demais casas. Considerando o total de 4 casas, casa unidade pode utilizar a área de lazer 1 final de semana por mês, um verdadeiro luxo considerando a relação unidades x áreas de lazer em apartamentos e condomínios em geral.

A arquitetura em si, busca algumas soluções simples mas funcionais. Em virtude da grande sacada, o pergolado traz a sombra e garante diversidade ao espaço. O telhado de apenas uma água e beiral, leva a água para fora da edificação, evitando possíveis vazamentos. Revestimentos diferentes garantem ritmo à fachada, e seus tons destacam as janelas brancas em pvc de fácil manutenção.
É portanto uma casa para quem deseja praticidade e conforto.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Um comentário:

  1. Vocês nao tem como disponibilizar plantas com mais qualidade?

    ResponderExcluir