domingo, 5 de junho de 2011

Sacolas Plásticas vilão ou não ao Meio Ambiente

A Prefeitura de São Paulo emitiu a Lei 15.734, agora no final do mês de maio, essa lei dispõe sobre o uso de sacolas Plásticas. Na verdade a mesma proibe a distribuição gratuita ou a venda de sacolas plásticas a consumidores nos estabelecimentos comerciais do municíopio. A lei busca incentivar o uso de embalagens reutilizáveis para o transporte das mercadorias.
A proibição da lei foi determinada pela necessidade de ditos 400 anos para se degradarem e que além do problema de limpeza urbana também eram prejudiciais ao sistema de esgotos da cidade pricipalmente os pluviais.
Restando então para a população o uso de sacos de papel, lona caixas ou ainda sacolas de tecido. Conforme JE Cavalcanti do blog Ambiental, um estudo produzido pela UK Environmental Agency com o nome The Life Cycle Assessment Supermarket Carrier Bags demonstra que as sacolas em papel ou em algodão emitem mais Gás Carbônico do que as sacolas plásticas na sua fabricação.
Poderiamos discorrer aqui por muito tempo sobre os pontos positivos e negativos desta ou daquela ação, acho muito mais útil, ressaltar que a educação ambiental e a correta destinação do lixo urbano na verdade são os problemas que esta proibição esta corrigindo. Fico pensando se os governos conseguirão resolver todos os problemas com leis, e espero que logo percebam que o correto é educar o povo e não proíbi-lo.
Página sobre o estudo:
Life Cycle Assessment of Supermarket Carrier Bags
Página de anúncio da sanção da Lei:
Proibição da Lei no site G1


Arquiteto e Urbanista Alan cristian Tabile Furlan

4 comentários:

  1. Mais uma vez os governantes criando leis em vez de resolver os problemas...
    é triste a nossa sociedade que não luta pelos seus direitos

    ResponderExcluir
  2. O bom é pagar 3 reais uma sacola no super e depois esquecer ela em casa.
    Alexandra

    ResponderExcluir
  3. Agora vão querer fazer isso em Porto Alegre os bons exemplos eles não olham e sim os que com certeza não vai funcionar... Giovana

    ResponderExcluir
  4. Vcs deveriam pensar + no meio ambiente tbm ;D

    ResponderExcluir