quarta-feira, 28 de março de 2012

Estudo de iluminação



Vídeo demonstrando o comportamento da iluminação externa e interna em um ambiente comercial que estamos montando para um de nossos clientes. Em seus 25 segundos, temos a posição solar de Porto Alegre no mês de março entre 6:00 da manhã e 20:00 da noite.
O projeto visa a otimização estrutural, para obter certificados green building e selo azul da Caixa. O empreendimento conta com vidros especiais, claraboia e fachada com grandes panos de vidro. Permite também, através da iluminação natural, uma melhor percepção do ambiente.


Paulo Casa Nova - designer 3d



segunda-feira, 26 de março de 2012

Fotografando Porto Alegre. Post 3.

Mais uma foto, em preto e branco, do Parque da Redenção, neste domingo. Mais uma homenagem minha à linda cidade onde moro. Num dos programas que mais curto.



E para finalizar um foto, num dia qualquer, num telhado qualquer no centro de Porto Alegre, há alguns anos. A cidade, de vez em quando, simplesmente surpreende.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Fotografando Porto Alegre. Post 2.

Para homenagear a cidade que faz aniversário hoje e que adoro, posto aqui algumas imagens que tirei neste final de semana, no Centro Histórico.





Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

domingo, 25 de março de 2012

Programa Polêmica da Radio Gaúcha discute a Orla de Porto Alegre.

Programa Polêmica, Lauro Quadros, de segunda-feira, 26/03, 9h30.


Pergunta:

Para o projeto da Orla do Guaíba, a Prefeitura contratou Jaime Lerner, por notório saber. O Instituto dos Arquitetos do Brasil quer concurso público. Quem tem razão:

a Prefeitura - 8401-0386 (Opção 1)

ou o IAB - 8401-0386 (Opção 2)

Convidados:

- Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul, TIAGO HOLZMANN DA SILVA

- Delegado da Região de Planejamento 1 (RP1) do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, SYLVIO NOGUEIRA

- Secretario Extraordinário da Copa de 2014 - SECOPA, JOÃO BOSCO VAZ;

- Procurador-geral adjunto da Procuradoria Geral do Município, MARCELO DO CANTO.

Esperamos que todos possam escutar e participar da discussão.

Aproveito apenas para destacar um porém e fazer uma provocação. Por que quem vai por parte da prefeitura é o Secretário Extraordinário da Copa de 2014? A orla é um projeto e uma obra que deve ser para a cidade e não para a Copa. Cadê a SMAM que é a contratante?

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais uma visualização 3D Arquitetônica

Mais uma vez estamos postando as maravilhas da tecnologia da projeção arquitetônica 3D, retirado do youtube:
O texto em Inglês:
On the site of a thousand years of violent history, ACDC were pitted against Iron Man in a ground breaking architectural projection mapping project. The front facade of the Great Keep at Rochester Castle, was brought to life using the latest in 3D animation techniques. This onslaught of the senses, saw the castle confront it's ultimate challenge. Warping, morphing, spewing and collapsing before the audiences eyes. Let there be rock!
Em uma tradução informal:
Sobre um local com mil anos de história violenta, o grupo de Hard Rock AC/DC Lançou-se contra o Homem de Ferro em um inovador projeto de mapeamento de projeção arquitetônica. A fachada da Grande Muralha do Castelo de Rochester, foi dado vida usando as mais avançadas técnicas de animação em e dimensões. Este ataque aos sentidos, viu o castelo confrontá-lo em seu desafio final. Deformando, modificando, vomitando e colapsando ante os olhos do público.
Segue a projeção:

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

Real Madrid Resort Island, nos Emirados Árabes.

O time de futebol Real Madrid apresentou um projeto bastante ousado para um resort do clube. O empreendimento será realizado nos Emirados Árabes (onde masis seria?...), numa proposta para unir turismo e futebol. Contará com hotel 5 estrelas, bangalôs, parque aquático, montanha russa, estádio de futebol aberto ao mar, museu do clube, centro comercial, porto e clube náutico , ... num total de 50 hectares de área. A proposta é de conclusão até 2015 e será realizado pelo governo e investidores local. A estimativa é de investimento total de 1 bilhão de dólares.
Apesar das inúmeras notícias, nenhuma informação sobre a autooria do projeto foi divulgada.
As imagens que seguem foram extraídas do site ArchDaily:






(http://www.archdaily.com/219735/real-madrid-resort-island-will-open-2015-in-uae/)

Interessante observar o uso de vegetação, coberturas verdes, a manutenção de áreas permeáveis, o uso de energias eólicas nas coberturas das edificações, o fato de que mesmo o estádio se abre para o mar, destacando esta natureza. Formalmente interessante. Aguardaremos outras novidades.

Segue vídeo do empreendimento:


Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Jaime Lerner e as Licitações. Caso de Polícia, Justiça ou o que?

Estávamos evitando entrar na discussão sobre a legalidade da contratação do escritório do arquiteto Jaime Lerner pela Prefeitura Municipal pois já sabíamos da representação feita pelo colega Sylvio Nogueira e esperávamos do Ministério Público e do Tribunal de Contas uma posição. Nossa preocupação sempre foi que, a partir da denúncia, cabe a eles a fiscalização deste tipo de situação e esclarecer publicamente o ocorrido, e a nós, população, continuar a fiscalizar o processo como um todo.
Não podemos porém deixar passar a notícia alarmante recebida no dia de ontem A condenação do arquiteto por fraude em licitação. É perturbador. Não só porque há poucos dias fomos chamados (a RP1) de "Turma do Não" por um colunista do Jornal do Comércio, como pelo fato de que tal situação descredencia a situação e o próprio projeto como um todo.
Destaco porém que a notícia já é antiga, de agosto de 2011, bem anterior à contratação do arquiteto pela Prefeitura de Porto Alegre. Como pode ser observado em alguns links abaixo de consagrados veículos de comunicação (O Globo, Gazeta Online e Folha de São Paulo):

http://oglobo.globo.com/politica/ex-governador-jaime-lerner-condenado-tres-anos-meio-de-prisao-2869097

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/08/noticias/a_gazeta/politica/932261-jaime-lerner-condenado-a-prisao.html

http://www1.folha.uol.com.br/poder/958790-stj-mantem-condenacao-de-ex-governador-jaime-lerner.shtml

Incrível que uma empresa cujo principal proprietário é condenado em última instancia por fraude em licitação - por dispensa de licitação, tenha tido a empresa da qual é proprietário contratada  justamente com dispensa de licitação por alegado notório saber. Segue o que preve a Lei 8666 (das Licitações):

Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

§ 1o Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

§ 2o Na hipótese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis.

Realmente na minha opinião pessoal, não considero que este artigo tenha sido muito atendido, em especial considerando a questão da condenção - bem prévia a contratação. E ainda questiono, como esta empresa pode atender aos princípios de idoneidade que são exigidos em todas as licitações, mesmo nas Cartas Convite, se há uma condenação relacionada ao seu principal profissional.

Fica aqui o desenho de ver estas questões realmente esclarecidas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas e que os meios de comunicação passem a divulgar esta luta da população pela transparência das contratações do poder público, como já estão fazendo alguns sites:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/03/prefeitura-de-porto-alegre-tera-de-explicar-contratacao-sem-concorrencia-publica-para-revitalizacao-da-orla-do-guaiba-3702924.html

Aproveito também para postar aqui um comentário divulgado no site da Revista AU, da profissional Erminia Maricato, Professora da FAU-USP e ex-secretária da Habitação do Município de São Paulo (gestão Luíza Erundina, 1989 a 1992), Erminia Maricato é considerada uma das maiores autoridades em urbanismo e habitação social do Brasil. Para ver que o sr. Jaime Lerner não é tão unanimidade que nem se quer divulgar.

aU O arquiteto, ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner, recém-empossado na presidência da União Internacional dos Arquitetos (UIA), está promovendo um movimento internacional de melhoria da qualidade de vida em cerca de 500 cidades. Trata-se de um projeto chamado Celebração das Cidades. A senhora conhece tal iniciativa?Erminia Maricato Não, e sou absolutamente crítica ao Jaime Lerner. É preciso que se diga que Curitiba está cercada de ocupação de terra. O destino da cidade foi bom há cerca de 15 anos, quando teve um acompanhamento de planejamento e era o município de maior renda média entre as capitais brasileiras. Acontece que, num determinado momento, o norte do Paraná começou a despejar muita gente em Curitiba. A cidade está tendo o mesmo destino de todas as metrópoles brasileiras: não tem onde pôr gente. Isso sem falar na tragédia da ocupação na área de proteção aos mananciais. Assim, como todas as cidades de bom nível de vida, caso de Florianópolis, Ribeirão Preto e Aracaju, Curitiba será como São Paulo ou o Rio de Janeiro, no futuro. Isso vai acontecer se nós não conseguirmos deter o processo de instalação ilegal da maior parte da população.
(http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/107/por-uma-nova-matriz-urbana-23501-1.asp)

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hoje é o Dia Mundial da Água, um dia para refletir.

Hoje se comemora o Dia Mundial da Águas. Vale a pena repensar as condutas de cada dia, os últimos acontecimentos na nossa cidade para nos reeducarmos e respeitarmos o meio ambiente. Na semana passada, dia 14 de março, Porto Alegre passou por um verdadeiro Dilúvio. A chuva intensa aliada à falta de educação e lixo nas ruas fez com que a cidade parasse e (espero eu) repensasse suas atitudes. Vi e ouvi muitas coisas boas e ruins. Vi o Diretor do DEP, sr. Ernesto Teixeira esclarecendo a todos que os projetos de drenagem são feitos com o estudo de recorrência de chuvas de 100 anos. Ao passar pela avenida Goethe, vi que a área que há alguns anos vivia inundada em eventos similares estava perfeitamente transitável, nunca comprovação de funcionamento do aguardado Conduto Álvaro Chaves. Mas também repensei outras situações, que vivenciamos. A dos grandes projetos privados cuja exigência de estudo por parte do próprio DEP é da recorrência de cheias de APENAS 10 anos!  Como entender uma discrepância tão grande de 10 para 100 anos? Incluo aqui o projeto da Orla, que afirma que as chuvas de 10 anos não irão impactar no projeto e só e não avaliam nada mais. Lembrando que na enchente de 1941, o nível do Guaíba chegou à 4,75m.

Na busca de entender um pouco mais sobre o assunto, e divulgar o que me informaram, posto aqui as informações que obtive com o DEP em relação a chuvarada do dia 14. E desde já agradeço a colaboração da Engenheira Daniela Bemfica e da sra. Lisane Tais Longhi, chefe de Gabinete, ambas do DEP - Departamento de Esgotos Pluviais do Município de Porto Alegre.

Expliquei a ambas que o que eu queria era tentar fazer uma relação com o que choveu no dia 14 e a variação provocada na Orla do Guaíba. A eng.ª Daniela me informou que a contribuição de uma chuva excluvivamente em Porto Alegre pouco afetaria o Guaíba. Isto por que o Guaíba está inserido em uma bacia de contribuição de pouco mais de 85mil km², e que Porto Alegre contribui com pouco mais de 500km². Mas o que isto exatamente quer dizer? Que chover em Porto Alegre não quer dizer muita coisa. Que os alagamentos provocados pelo Guaíba são relacionados à chuvas mais constantes e em maiores áras e cujo acúmulo faz elevar o seu nível. Apesar da lógica, e do fato de consultar outras infromações e ver que realmente a infromação dada estava absolutamente correta, ainda assim pedi os dados das medições do Guaíba. isto por que entender extamante o que se passa na nossa cidade é fundamental ainda mais para alguém da área do urbanismo.

Seguem os dados da Estação Guaíba, régua do Harmonia, da SPH:

Data                                  Horário de Medição
                          7:30                   12:30                17:30
12/03/12          0,49m                 0,48m               0,50m
13/03/12          0,45m                 0,54m               0,84m
14/03/12          0,58m                 0,73m               0,70m
15/03/12          0,86m                 0,82m               0,87m              
16/03/12          0,72m                 0,69m               0,76m

Pela tabelinha, dá para ver que não há muita relação com o dia da chuvarada. Ainda me foi passado os dados de madição do DEP, que comparei com os do SPH (praticamente nada de variação):

Data                                   Horário de Medição
                          7:30                   12:30                 17:30
12/03/12           0,46m                0,49m                0,53m
13/03/12           0,43m                0,54m                0,81m
14/03/12           0,59m                0,71m                0,68m
15/03/12           0,84m                0,81m                0,85m
16/03/12           0,67m                0,67m                0,75m

Acho bastante válido divulgar esta informação pois é importante para nós que moramos por qui entender o que pode ou não gerar alagamentos e problemas que possam nos atingir. Na verdade o que se pode concluir é que embora a chuva tenha sido grande, não foi nem de perto a maior. Ou seja, a situação foi muito mais grave devido ao lixo das ruas, que impediu o correto funcionamento dos sistemas de drenagem.

Seguem algumas fotos do dia 14 na hora da chuvarada. Olhem o lixo boiando no Dilúvio:






E uma foto do arroio dilúvio, já próximo do meio-dia, já com nível bem mais baixo:



Vale a pena repensar atitudes e lembrar que todo o lixo jogado nas ruas não só entope bueiros e outros sistemas de drenagem como também contamina solo e corpos d'água. E que a natureza como um todo é um bem de todos e que deve ser preservado.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Duplicação da Avenida Beira Rio

     Conforme o site de notícias G1, iniciou-se na data de hoje a duplicação da Avenida Beira-Rio, segue texto integral:
     Começam nesta quinta-feira (22) as obras do terceiro e penúltimo trecho da duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, em Porto Alegre. A ordem de início das atividades será assinada no local, às 14h30, é contará com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário de Obras e Viação, Cássio Trogildo e do secretário de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari. O investimento, somente nesta etapa, é de aproximadamente R$ 22,5 milhões.
     O trecho três está situado entre o Parque Marinha do Brasil e o encontro com a Padre Cacique. A nova pista contará com canteiro central, três faixas e ciclovia. As obras devem durar pelo menos 12 meses. Outras duas etapas já estão em andamento desde 2010, sendo que a primeira já está em fase de conclusão.
     As obras de duplicação da Beira-Rio compreendem quatro trechos, somando 5,8 quilômetros de extensão. Completa, incluindo a quarta etapa entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a Usina do Gasômetro, a Edvaldo Pereira Paiva terá três pistas em cada sentido, rótulas, ciclovia, ponte sobre o Arroio Dilúvio e viaduto sobre a Avenida Padre Cacique. A duplicação da Avenida Beira-Rio é um projeto viário fundamental para a Copa do Mundo de 2014 e para os jogos do Inter. As seleções da Fifa e o atendimento médico durante as partidas terão faixa exclusiva para circulação. A duplicação da Beira-Rio vai até o final de 2013.
     A importância desta notícia além da sua localização é que ela traz a toma uma obra a muito discutida que é a implantação de mais uma ponte sobre o Arroio Dilúvio, junto ao Novo Fórum. Assunto muito discutido na RP1. quando verificado a informação no site da Prefeitura obtivemos mais informações:
     Em execução - No dia 2 de março, foi iniciada a construção da ponte sobre o Arroio Dilúvio, que ligará os trechos 1 e 2, que , em fase de conclusão, estão em obras desde julho de 2010. No momento, são realizadas as intervenções para o alargamento da avenida Ipiranga, entre a Beira-Rio e a Borges de Medeiros, para receber a cabeceira da ponte. Para esta intervenção, o investimento é R$ 4,5 milhões, incluindo a construção da ponte, que terá extensão de 80 metros, o alargamento e a repavimentação do trecho. A execução está a cargo do consórcio EPT-Procon. O prazo de execução é de aproximadamente oito meses, com estimativa de conclusão até o final de 2012, dependendo das condições climáticas.
     Assim que tivermos acesso a novas informações utilizaremos deste espaço para a divulgação.
     Segue uma localização do Fórum e da Futura ponte sobre o Arroio Dilúvio.

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

quarta-feira, 21 de março de 2012

Evento para comemorar Aniversário do IAB-RS discute as cidades.

O Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio Grande do Sul comemora hoje seus 64 anos discutindo as cidades. O evento, I Ciclo de Desafios Urbanos, tem como tema "Cidade e Cultura". Não poderia ter vindo em melhor momento pois os arquitetos começam a se apropriar do tema das cidades novamente e a população começa a ser esclarecida sobre os assuntos urbanos e a importância dos profissionais da área. Por tudo isso, consideramos essencial divulga o evento no blog da Cubbos.
O evento contará com a presença de professor de literatura da UFRGS, Luis Augusto Fisher e o Pesquisador de estudos de história e do desenvolvimento das cidades, Irã Dudeque.
Hoje, às 19:00 hrs.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos


EVU do Projeto da Orla é aprovado no CMDUA.

Fonte: Google Maps

Na noite de ontem, o CMDUA - Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental aprovou o processo de EVU da Orla de Porto Alegre, de autoria do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. A região de Gestão de Planejamento 1, juntamente com a Região 6, e o IAB votaram contra a aprovação do projeto. A UFRGS, o ABES e o Instituto Urbano e Ambiental se abstiveram. O relator do Sinduscon, votou pela aprovação - e alegou que zoneamento não é parte de EVU (acho que então nós não sabemos mais o que é EVU). O Governo efetivamente pressionou para a aprovação e conseguiu mas a Região 1 já considera que conseguir anexar as suas solicitações junto ao processo já foi uma vitória.
Segue documento que foi anexado. Esperamos que ao menos o escritório considere estas ponderações de cunho técnico, para efetivamente propor uma Orla para Todos.





Agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram com o processo, que foram às reuniões e que deram sugestões acreditando no processo democrático.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos





terça-feira, 20 de março de 2012

Imagens do Projeto da Orla do Arquiteto Jaime Lerner. Post 3.











Estas são as últimas imagens que tivemos acesso, com a colaboração do escritório do arquiteto Jaime Lerner.

Arquiteta Eliana Hertzog Castilhos

Imagens do Projeto da Orla do Arquiteto Jaime Lerner. Post 2.

Seguem mais imagens do projeto. Destaco que as imagens foram fornecidas ao conselheiro Alan pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.










Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Imagens do Projeto da Orla do Arq. Jaime Lerner. Post 1..

Algumas imagens do projeto para todos terem acesso. Destaco que as imagens foram fornecidas ao conselheiro Alan pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.










Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Humor na Arquitetura - Prazos finitos

Não é só na Arquitetura que se deixa para a última hora...
Agradescimento ao Sr. Carlos Ruas.
Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan