segunda-feira, 12 de março de 2012

Homenagem a o excepcional MOEBIUS

Apesar de não ser um assunto diretamente relacionado a produção da CUBBOS e também não estando diretamente relacionado ao nosso foco, com a notícia da morte deste espetacular artista, resolvi incrementar as notícias até pelo meu conhecimento no campo dos quadrinhos provindos de décadas de leituras e assim corrigir certas notícias vinculadas sobre Jean Giraud, GIR, ou simplesmente MOEBIUS.
Foto: Getty Images.
MOEBIUS, faleceu neste sábado,após muito tempo doente. Mas estamos aqui para celebrar a sua obra que ficara entre nós eternamente. Apesar de praticamente todos os meios de notícias terem divulgado a sua obra baseada na criação do TENENTE BLUEBERRY, quero aproveitar este espaço para demonstrar outras obras dele tão importantes quanto.
Foto: blog HQPoint.
Criado em conjunto com Jean-Michel Charlier, em parceria, após ser indicado pelo seu mestre Jijé, para desenhar este sucesso da década de 60.
MOEBIUS, participou de diversos filmes como Alien o 8º passageiro, O Quinto Elemento, o Segredo do Abismo, TRON, Blade Runner, Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca entre outros.
Em Alien o 8º passageiro MOEBIUS se reuniu a dois outros excepcionais artistas, Ridley Scott e H. R. Giger, onde ficou responsável pela concepção artística da produção, Tudo iniciado pela obra de Giger pré-filme chamada de Necronomicon.
Foto: site Virgula.
Croqui conceitual de MOEBIUS, para o filme Alien o 8º Passageiro.
MOEBIUS, ficou muito conhecido pelos fãs de quadrinhos pela sua parceria com Stan Lee, no ressurgimento do Surfista Prateado.
Foto: blog marvel1980s.
É importante lembrar a sua influência na Revista de quadrinhos Adultos Métal Hurlant, para quem não sabe é a revista que original a Revista Heavy Metal americana e brasileira:
Foto: só comics.
O mais importante é lembrar a importância deste desenhista francês e a sua grande capacidade artistica reconhecida inclusive por mestres como Stan Lee.
O seu talento era tal que foi enaltecido inclusive por outros diretores como a carta abaixo:

Roma, 23 de junho de 1979 
Meu caro Moebius,
Tudo o que você faz me encanta, até mesmo o seu nome me encanta. No meuCasanova, chamei de Moebius o personagem de um velho médico, um homeopata, meio mágico, meio bruxo: foi uma maneira de mostrar minha simpatia, minha gratidão, pois você é formidável e eu não tenho tempo de lhe dizer o quanto e por quê.
Estou rodando na cadência febril de sempre, ou, talvez, desta vez, um pouco mais febrilmente que de costume, pois às vezes tenho a impressão que ainda não comecei este filme, outras vezes me parece já tê-lo acabado há muito tempo: assim, vivo como que suspenso dentro de um de teus universos tortuosos, semgravidade.
Enviar-te esta carta apressada e desordenada, eu lamento, pois a alegria e o entusiasmo que me dão seus desenhos, exigiriam de mim maior precisão, e que eu te dissesse tudo, já e de uma só vez. Deixa-me te dizer, ao menos, que descobrindo o que tu fazes e o que fazem teus companheiros da Metal Hurlant, imediatamente reencontrei este sentimento pungente: face a um encontro maravilhoso que nos é periodicamente prometido, que eu só havia conhecido quando criança, entre dois números de Giornalino della Domenica, que traziam as Aventuras de Happy Hoologan e dos Sobrinhos do Capitão.
Que grande diretor de cinema tu serias! Nunca pensaste nisto?
O que há de mais admirável nos teus desenhos é a luz – sobretudo nos teus desenhos em preto e branco: uma luz fosfórica, oxídrica, luz de lux perpétua, de limbos solares… Fazer um filme de ficção científica, é um dos meus velhos sonhos. Penso nisso desde sempre, pensava nisto bem antes destes filmes estarem na moda. Tu serias, sem dúvida, o colaborador ideal, entretanto não te chamarei jamais, pois tu és completo demais, tua força visionária é terrível demais. Então o que eu iria fazer nessas condições?
Eis porque, caro Moebius, te digo apenas isto: continua a desenhar fabulosamente para a alegria de todos nós.
Buon lavoro e buona fortuna
Federico Fellini
Posso finalizar dizendo: O mundo perdeu um mestre, devemos homenagea-lo, pois o mesmo nos homenageou em sua vida com seu inúmeros sucessos.


Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan



Um comentário: