terça-feira, 3 de maio de 2011

Trânsito, um dos maiores desafios urbanos.

A melhora econômica da população brasileira e o crescente aumento do número de carros já nos permite ter uma idéia dos desafios que os urbanista terão que resolver nos próximos anos. Talvez um dos maiores desafios para os projetistas das cidades, precisamos urgentemente descobrir o que faremos com nossos carros e como facilitar o deslocamento da população como um todo. Ou então, desestimular o deslocamento das pessoas.
Ontem à tarde, o trânsito parou devido a um acidente na descida da rua Ramiro Barcello, passando um pouco o cruzamento com a rua Tiradentes.

A foto, tirada do site do Correio do Povo, dá uma idéia leve do que ocorreu. Os bairros Centro, Floresta, Independência, Bom Fim e Moinhos de Vento, sofreram com os congestionamentos.
A primeira coisa que me veio à mente  foi a Eptc dizendo que os quinhentos e poucos carros que o Shopping Total irá "descarregar"  na rua Tiradentes, em direção à Ramiro Barcellos não irão causar impacto algum no trânsito.

Daí me pergunto se a solução realmente não é descentralizar as áreas, diminuindo o deslocamento das pessoas. E incentivando, ao invés de empreendimentos que já estão consolidados, como os grandes Shoppings Center, incentivar os locais tipo Open Malls, como o Paseo Zona Sul, que foi criado em Porto Alegre, com uma característica mais informal, e menos centralizadora (Foto ao lado:
Porto Imagem). Espaços com características abertas, que reunam comércio e serviço, sem um impacto tão significativo, no trânsito, criando novos e menores núcleos.


Foto ao lado: Paseo Zona Sul (Marcos Nagestein)
Seria uma forma de tentar repensar as cidades, sem esperar por um milagre que não virá. Não é possível deixar que as cidades cheguem ao colapso, para que então os profissionais urbanistas resolvam agir, ou pior, se manifestar. Por que no fundo, o que mais me surpreende é a falta total de posicionamento desta que é uma profissão essencial para o desenvolvimento e bem estar do próprio ser humano.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Um comentário:

  1. A EPTC pelo que eu me lembro disse que no local não haverá problemas com o aumento de fluxo do Shopping Total. Eu acho que eles quiseram dizer é que na verdade não há como piorar.

    Arquiteto Alan Furlan

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