terça-feira, 31 de maio de 2011

Academias para terceira idade

As academias para terceira idade (ATI's) estão se tornando cada vez mais comuns nas cidades brasileiras. Estudos comprovam que suas implantações reduzem as ocorrências relacionadas à saúde de idosos, melhorando a alto estima de pessoas com mais de 60 anos.
Inicialmente, o Programa Academia da Terceira Idade estava vinculado ao Programa Brasil Saudável do Ministério da Saude. um de seus créditos está no fato de seguir diretrizes da OMS - Organização Mundial da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Além disso, o módulo duplo, o menor deles, atende até 50 pessoas. Hoje, as Academias se populariazaram, não sendo mais alvo de "estranheza" por parte das pessoas que cada vez mais estão se apropriando destes espaços. Vinculadas ao Programa Esporte e Lazer da Cidade, estes Núcleos de Vida Saudável para Adultos e Idosos podem ganhar apoio da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte.
Todos os nossos últimos projetos urbanos contemplam estes equipamentos, não somente pela sua eficácia, mas também por se tratar de um beneficio que possui apoio direto e incentivo de implantação por parte do Governo Federal.
É portanto, mais que desejável que nós urbanistas tenhamos este conhecimenos e que possamos contribuir inserindo esta função nos nossos projetos urbanos.
Nesta sexta-feira, última, 27 de maio de 2011 o jornal Correio do Povo, publicou uma reportagem de um destes espaços na cidade de Tapera aqui no interior do Rio Grande do Sul, buscamos as imagens e disponibilizamos para vocês leitores:
 Imagem do banner instrutivo dos equipamentos instalados no município de Tapera-RS.
Espaço montado na cidade com os equipamentos, Tapera-RS.
Também posto abaixo algumas imagens dos equipamentos do Parque da Redenção aqui na nossa capital inaugurado no dia 22 de setembro de 2010.


As imagens são provenientes dos sites das respectivas prefeituras de Tapera e de Porto Alegre.


Arquitetos e urbanista Alan Cristian Tabiel Furlan e Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário