sexta-feira, 13 de maio de 2011

Copa 2014 e vagas para idosos, Porto Alegre prepara pegadinhas aos turistas.

Fiquei chocada ao ler reportagem publicada ontem, 12 de maio de 2011, no jornal Correio do Povo. Relacionada às vagas para idosos, a reportagem retrata mais uma situação que deixa claro nosso despreparo para a Copa do Mundo de 2014. Na verdade, não só em relação à Copa, mas mostra também a relação de desrespeito que o poder público continua a manter com idosos, portadores de necessidades especiais, e outros grupos que deveriam ter atendimento prioritário.
A reportagem relata que um turista espanhol foi multado por estacionar seu carro na área azul reservada para idosos. Ele teria pago o ticket de estacionamento, e se enquadrava na definição de idoso (maiores de 60 anos), mas seu carro não estava registrado na EPTC como carro de idoso, não tendo portanto o direito de estacionar na referida vaga.
Segundo informações do turista, a placa da vaga de idoso indicava apenas “uso de cartão” o que para um turista pôde ser erroneamente entendido como que o idoso possa estacionar ali mas que não possui nenhum tipo de isenção, devendo pagar os valores da área azul. Sem a devida informação, começam os equívocos.
Criadas a cerca de 1 ano, ver reportagem no site do jornal Zero Hora http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2937180.xml
hoje são 50 vagas distribuídas na cidade.
Com vagas demarcadas em todas as zonas de Área Azul da Capital, motoristas com mais de 60 anos precisam se cadastrar para usar os espaços.
(...)A carteira especial custa R$ 13,24, mas não isenta o motorista de pagar o parquímetro. Para se cadastrar, não é preciso ser morador de Porto Alegre.
(...) A EPTC informa que os motoristas que utilizam as vagas exclusivas aos idosos sem estarem habilitados estão sujeitos à multa e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Com uma população total de 1.409.351 habitantes (censo 2010), estima-se que cerca de 10% desta população seja idosa – 4,6% acima de 70 anos (IBGE – análises a partir de dados do Censo). Isto que dizer uma população idosa de 140.935 pessoas e cerca de 64.830 acima de 70 anos. As 50 vagas parecem um tanto insuficientes à primeira vista. Não só isso, é estranho pensar que para garantir um direito, os idosos devam ter um ônus, que é a taxa de R$ 13,24.
O pior, porém, é como explicar esta situação aos turistas em geral, que estejam acima de 60 anos. O que ocorreu com o turista espanhol Luiz Felipe foi apenas uma amostra do que pode ocorrer na Copa de 2014. Com um número muito mais elevado de pessoas circulando nas áreas centrais, muitas vindas à cidade para ficar cerca de um ou dois dias, com aquela ânsia normal de visitar lugares e pontos turísticos, quem irá perder tempo se cadastrando para ter acesso a um direito?
Destaco apenas mais um detalhe aqui. Quando eu mesma estava grávida, me deparei com o fato de que SPM (Secretaria de Planejamento Municipal) e SMOV (Secretaria Municipal de Obras e Viação) não possuem atendimento prioritário para gestante, idosos e portadores de necessidades especiais. A situação só não se torna pior, pois as pessoas que aguardam atendimento educadamente cedem o local de modo a garantir o atendimento mais breve.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

2 comentários:

  1. Oi. CUBBOS
    Estou precisando de estágio, emprego ou cc, pois há 10 anos que estão aguardadndo os meus 60, para me darem um salário de LOAS como se eu fosse apenas uma idiota ignorante. Sou muitíssimo atualizada e posso comprovar com o excelente aproveitamento do meu 1o. semestre no Curso superior. Aguardo que revejam meu caso, por que pretendo continuar estudando e ter os mesmos direitos aos estágios como todo(a) e qualquer outro(a) estudante. Obrigada. Att, Hellena Toldo

    CURRÍCULUM


    HELLENA TOLDO
    (Lane Helena Tósca Toldo)
    CPF: 606292400-78
    Estado Civil: Solteira
    Fone: (51) 97191748 (Celular)
    Endereço: Av João Pessoa, nº 1385
    Bairro: Farroupilha
    CEP: 90040-001
    Cidade: Porto Alegre - RS

    Preferência: Porto Alegre ou Canoas
    - Estágio - 6h manhã ou tarde
    - Emprego ou CC - horário integral

    Alguns Conhecimentos:
    Preposto /Gerência /Coordenadoria /Atendimento Cliente e
    Público em Geral /Agente de Turismo/ Analista / Assistente /
    Pesquisas de Projetos /Deliberação /Arquivista/ Gerência /
    Cadastro /Recepção /Documentação de Crédito /Caixa Executiva
    e Caixa Simples /Notas Fiscais /Rotinas Bancárias /Panfletos /
    Políticas Públicas Gerais:(Crianças, Jovens, Adultos, Idosos)/
    Mediação e Arbitragem /Eventos como: Seminários, Palestras,
    Fóruns.../Excel, Word,Windows, Internet

    Formação Técnica: Dirimir Conflitos/Tomada de Decisão

    Cursando: Ciência Política - ULBRA-CANOAS

    Pretensão Salarial: A/C

    ResponderExcluir
  2. Estou precisando trabalhar e procuro vagas para a terceira idade, mas não, necessariamente, porque acho isso um 'baita' corte ao desemprego, pois para quem precisa de trabalho, não tem idade, tem: capacidade e necessidade. Possuo curso superior incompleto. Habilidades em Call Center ativo e receptivo, caixa-executiva-bancária, entre outros...Tratar (51) 9719-1748 ou (hellena.toldo@yahoo.com.br). Obrigada. Att, Hellena Toldo

    ResponderExcluir