Ontem à tarde, o trânsito parou devido a um acidente na descida da rua Ramiro Barcello, passando um pouco o cruzamento com a rua Tiradentes.
A foto, tirada do site do Correio do Povo, dá uma idéia leve do que ocorreu. Os bairros Centro, Floresta, Independência, Bom Fim e Moinhos de Vento, sofreram com os congestionamentos.
Maiores informações: http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=288307
A primeira coisa que me veio à mente foi a Eptc dizendo que os quinhentos e poucos carros que o Shopping Total irá "descarregar" na rua Tiradentes, em direção à Ramiro Barcellos não irão causar impacto algum no trânsito.
Daí me pergunto se a solução realmente não é descentralizar as áreas, diminuindo o deslocamento das pessoas. E incentivando, ao invés de empreendimentos que já estão consolidados, como os grandes Shoppings Center, incentivar os locais tipo Open Malls, como o Paseo Zona Sul, que foi criado em Porto Alegre, com uma característica mais informal, e menos centralizadora (Foto ao lado:
Porto Imagem). Espaços com características abertas, que reunam comércio e serviço, sem um impacto tão significativo, no trânsito, criando novos e menores núcleos.
Foto ao lado: Paseo Zona Sul (Marcos Nagestein)
Seria uma forma de tentar repensar as cidades, sem esperar por um milagre que não virá. Não é possível deixar que as cidades cheguem ao colapso, para que então os profissionais urbanistas resolvam agir, ou pior, se manifestar. Por que no fundo, o que mais me surpreende é a falta total de posicionamento desta que é uma profissão essencial para o desenvolvimento e bem estar do próprio ser humano.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos
A EPTC pelo que eu me lembro disse que no local não haverá problemas com o aumento de fluxo do Shopping Total. Eu acho que eles quiseram dizer é que na verdade não há como piorar.
ResponderExcluirArquiteto Alan Furlan