terça-feira, 26 de abril de 2011

São Lourenço do Sul. Novo Projeto em desenvolvimento.

A equipe da Cubbos foi contratada pela empresa Engeplus para participar do projeto de requalificação urbana de uma área de cerca de 2 km de extensão na Praia da Barrinha em São Lourenço do Sul. Para quem não sabe, a região toda foi devastada pela força das águas da chuva, em março de 2011. As imagens do local demonstram que a força da natureza pode ser incontrolável e que temos apenas uma mera ilusão de pensar que podemos controlá-la.
Cerca de 1 mês depois das enchurradas, as fotos de São Lourenço do Sul são impressionantes, pois podemos observar o quanto algumas árvores auxiliaram a manter pedaços inteiros de terra no lugar. Também podemos ver a extensão de terra que foi invadida pela água, além de alguns pontos onde os cortes nos permitem ver o quão frágil havia sido feita a compactação do solo para o recebimento dos pavimentos.
As imagens são das ruas Almirante Tamandaré, avenida Getúlio Vargas, avenida Gen. Osório e Borges de Medeiros.
























Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

3 comentários:

  1. Eu não conhecia a cidade antes do ocorrido, mas pelas imagens se percebe a força da natureza. o resultado em uma cidade praticamente plana é realmente preocupante, pois nos faz refletir o poderia ter acontecido em cidades com topografia mais acidentada.
    Arquiteto Alan Furlan

    ResponderExcluir
  2. O Homem atua na natureza sem discriminação alguma, mas as vezes ela revida.

    Jorge.

    ResponderExcluir
  3. Eu passei muitas férias lá...e fiquei muito triste com o ocorrido na cidade.

    ResponderExcluir