segunda-feira, 10 de março de 2014

Arquitetura e Gastronomia. 2014-4-Al Nur, Bourbon Wallig, Porto Alegre.

Ainda na semana passada, fomos conhecer o já inaugurado há bastante tempo, Shopping Bourbon Wallig, na zona norte da cidade de Porto Alegre. Do shopping eu não gostei muito, achei muito fechado, apesar das janelas. Mas a praça de alimentação é bastante diversificada. Para variar um pouco, fomos experimentar o restaurante Al Nur, de comida árabe. Entre ele e o Japonês que ficava ao lado, devo admitir que o que me conquistou foi a arquitetura, simples, agradável, ambiente claro, com vasos com vegetação, bom espaço entre as mesas... realmente muito bom. E apesar de árabe, com um toque brasileiro, garantido pelo uso de elementos vazados, também chamados de Cobogós.




Tá, a fachada não é lá estas cosas, mas dando uma olhada por dentro, a ambiente é bem interessante, em especial analisando o contexto: Praça de Alimentação.












O cuidado nos detalhes é percebido pelo cliente no guardanapo, no cardápio e no atendimento inicial.




Minha filha estava com um pedido do McDonalds, e quando perguntado se poderíamos entrar, entramos sem problema. É um restaurante de shopping, então não disponibilizava banheiro. O do shopping supre bem, embora não tenha fraldário no pavimento o que complica um pouco para as mamães.




Analisando o cardápio, optamos por algumas esfirras e kibe para as mulheres e pelo Rodízio para o Alan, pois daí ele poderia provar de tudo um pouco e dar uma opinada bem mais consistente. 
Bem, daí começa o problema, pedimos juntos, mas o tempo de entrega dos nossos pedidos, com o rodízio, foi uma eternidade... ou talvez realmente estivéssemos com muita fome!


Este é o aspecto da entrada do rodízio. Servem kibe cru, tabule, coalhada, misturinha de grão de bico (Hamus) e de beringela (Babaganush) e uma salada com queijo de cabra tomate e temperos feita na hora (Chanclixi a moda). Os nomes são todos os do cardápio, mas devo confessar que não consegui memorizar então copiei mesmo o que consegui registrar.


Da entrada, o melhor sem dúvida foi a salada com queijo de cabra. Levemente pimentosa, realmente estava muito boa. Embora não seja do meu gosto, os pratos de beringela e grão de bico também foram elogiados. Quanto ao kibe cru, estava bom. Nada excepcional.


































O pedido em separado do rodízio veio um pouco depois da entrada do rodízio. As esfirras estavam boas. A de coalho, tem que gostar de coalho, né?! Mas a gratinada, bem gostosa... uma boa pedida para uma tarde no shopping. Já o kibe frito, na minha opinião, ficou devendo. E na opinião do Alan, no rodízio, também. Muito tempero, mais forte do que o comum, para disfarçar uma carne já com tempo...




O charutinho acima à direita, chamado de Kafta... nossa, tava muito ruim... seco, com gosto de velho... não recomendo não. Já a beringela gratinada, novamente muito elogiada pelos fâs de beringela.



O arroz com lentilha e cebola, ou Mjadra, tava sem gosto... como se estivesse sem sal... minha mãe faz melhor. O arrozinho com massa cabelinho de anjo estava bom, com temperinho suave... boa opção como acompanhamento.



Num geral... se você é vegetariano, vai gostar... por que tudo o que tem carne eu achei que não estava bom, mas vários dos demais pratos realmente estavam bons. É uma opção para o shopping, em especial para quem não quer comer "junk food". Mas como eu disse, fique nas esfirras, beringelas e saladinhas.

Resumo da visita:
Ar condicionado: Sim.
Sistemas de prevenção de incêndio: não vi nada, mas está num shopping.
Acessibilidade: Sim, pois o shopping prevê isto.
Pet friendly: não.
Comidinhas alternativas: nadinha indicado... mas podia, só organizar o cardápio de forma a apresentar a informação.
Acústica: razoável, pra boa ainda ficou devendo.
Som: não.
Área aberta: não.
Banheiro: do shopping. Fraldário é longe.
Comidas: as esfirras, o Hamus, o Babaganush e o Chanclixi a moda.
Bebidas: opções de praça de alimentação... nada de mais.
Preço: média de R$ 15,00 a R$ 20,00 por pessoa.

Obs.: parabéns para a ART (Arquitetura Ricardo Tramontina). O projeto é legal, criou um bom lugar para ficar. E fora dos padrões dos shoppings. Sem muita ostentação. Basiquinho, entendem??

Notas:
Arquitetura: 8. Gostei. Simples e bacana. graças aos Cobogós.
Comida: 5. Lugar árabe sem kibe frito bom não dá, né?!

Al Nur - Bourbon Wallig
Av. Assis Brasil, 2611. Porto Alegre. RS.
Segunda a sábado: das 10h às 23h
Domingos e feriados: das 11h às 23h

Eliana Hertzog Castilhos




2 comentários:

  1. Bem interessante a avaliação dos restaurantes que vocês fazem Eliana, mas o que os Cobogós tem de brasileiro ou de básicos, quase não se vê na arquitetura, pelo menos aqui em Porto?
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Eles marcaram uma época do movimento moderno, melhor fase e mais criativa da arquitetura brasileira. É uma pena não se ver mais, pois é uma peça altamente funcional. Eliana

    ResponderExcluir