terça-feira, 11 de março de 2014

Uma das realidades da Copa do Mundo, a não duplicação da avenida Tronco. Quais as alternativas?

Desde o momento de escolha do Estaio Beira Rio para ser sede na cidade de Porto Alegre para a Cooa do Mundo, se discutiu as alternativas de acesso à Zona Sul da cidade. Todos ouvimos de forma categórica, será através da avenida Tronco, sem ela a Copa nao seria possível. A menos de 100 dias para o mundial, tantas são as obras que não ficarão prontas que nem nos damos conta de que entre elas esta a avenida Tronco.

Hoje, estive presente na reunião do CMDUA - Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre, e uma conselheira, de modo franco, perguntou:
- Qual é a alternativa para a avenida Tronco? Faremos feriado para quem mora na Zona Sul?
Outro relatou:
- As obras estão abandonadas, o mato tomando conta, há drogados, há insegurança. O que vai acontecer?

Em resposta aos questionamento dos Conselheiros das Comunidades, o que ouvimos foi um silencio das 9 Secretarias Municipais que também fazem parte do CMDUA. E nem culpo eles por que acho que a esta altura a confusão esta tão grande que ninguém mais se entende.

Abaixo segue imagem disponibilizado no site do Jornal Zero Hora. Como todos podem ver a situação é bem mais grave do que efetivamente vemos, ouvimos. Veremos sim os reflexos durante a Copa, e em especial depois dela.









Nosso governantes tem menos de 100 dias para mostrar que estamos errados. E queremos muito estar errados. Porto Alegre sonhou com estas mudanças, com novos espaços, com novos lugares, com novas soluções.  Não queremos estar sempre certos, queremos apenas receber o prometido, os sonhos que plantaram em cada um de nós.

Eliana Hertzog Castilhos
Arquiteta e urbanista

2 comentários:

  1. eu queria saber qual será o plano B se a Tronco não ficar pronta? já houve o questionamento no CMDUA, estamos no aguardo, até por que faltam menos de 100 dias.... e contando....
    Arq. Alan Furlan

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog de vocês, mas devia ter uma seção de dicas seria muito interessante.
    Julia

    ResponderExcluir