terça-feira, 29 de junho de 2010

MARINA BAY SANDS: Singapura. Sensações incríveis, arquitetura nem tanto.

Passeando pela internet, achamos várias coisas interessantes. Este Resort em Singapura é mais um exemplo disto. Algumas imagens são incríveis, principalmente quando imaginamos as sensações de estar num lugar destes, ou menor numa piscina destas.


A arquitetura, porém, acho que deixou a desejar. Ao olhar a imagem geral, tenho a sensação de que é um prédio pós dilúvio, onde o barco ficou naufragado lá em cima dos prédios...




Acho que as soluções devem pensar um pouco mais no conjunto urbano... alguém deu uma olhada na paisagem de concreto ao fundo?


Pois é, não é de todo ruim nem de todo bom, mas acho que faltou um pouquinho mais de estudo formal.


Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

MAISON VIVANT: Novo vídeo do projeto.

Segue novo vídeo do projeto do Condomínio Maison Vivant. As casas estão em construção, na finalização dos telhados. Você pode acompanhar outras informações sobre o condomínio neste blog, no marcador MAISON VIVANT.


Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

MAISON VIVANT: finalizando os telhados

Nesta semana finalizamos a execução da cobertura de duas, das três residências que estão em obra no Condomínio Maison Vivant.
Utilizando telhas cor grafite com acabamento esmaltado, o telhado ainda conta com três janelas de telhado por residência do tipo pivotante que garantem a iluminação e ventilação do sótão.
Mais uma etapa da obra sendo concluída, demonstrando-nos a velocidade da execução do empreendimento.
Arquiteta e Urbanista Clarissa Maroneze Garcia

TREE MUSEUM - Natureza apreciada

Não só de quadros e obras de arte pode se constituir um museu. É o que nos mostra o Tree Museum inaugurado dia 14 de junho na cidade de Zurique, na Suíça.
A inovadora ideia partiu do arquiteto e paisagista suíço Enzo Enea, que em seu projeto de 75.000m², composto apenas por árvores e arbustos a céu aberto destacadas por grandes blocos de pedra cinzenta, conseguiu reunir mais de 2 mil espécies, coletadas durante 17 anos por ele próprio.                            
O projeto de um museu de exemplares de árvores se torna extremamente interessante e pertinente ao ponto em que integra arquitetura ao paisagismo, e, principalmente, o homem a natureza. Ainda, dessa forma, como é citado no site do arquiteto, um museu com este caráter nos mostra a perfeita união da “estética, sustentabilidade, história e vida” em um só local.
Quem quiser conferir mais sobre o Tree Museum pode acessar a página do arquiteto: http://www.enea-garden.ch/ . O site traz belas imagens, além de ser muito criativo.

domingo, 20 de junho de 2010

MAISON VIVANT - Passeio Virtual

Segue uma das cenas da animação do passeio virtual que esta em produção na nossa empresa. A animação do Condomínio Maison Vivant, demonstrará os detalhes do projeto arquitetônico desenvolvido para este empreendimento.



Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

quarta-feira, 16 de junho de 2010

EXPO SHANGHAI 2010 - imagem 360º - post 002

Para quem não foi e gostaria de ver como é por dentro a feira segue um link de imagens 360º da área da EXPO:

imagem da área européia

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

terça-feira, 15 de junho de 2010

EXPO SHANGHAI 2010 - Better City, Better Life - post 001

Nós não poderíamos deixar de opinar e falar sobre o mega evento que esta acontecendo no mundo hoje. E não é a Copa do Mundo, a EXPO 2010 SHANGHAI CHINA. Um evento que prega: Better City, Better Life. E por esse motivo atraiu a nossa atenção em demasia, pois trata do nosso campo de trabalho literalmente, com isso resolvemos nos engajar e realizar pelo menos um post para cada Pavilhão e assim difundir as informações sobre o que esta acontecendo do outro lado do mundo.
A Expo Shanghai teve início no dia do trabalhador deste ano, 01/05/2010, e é considerada a maior exposição universal de toda a história, prevendo-se que aproximadamente 70 milhões de pessoas a visitem até 31 de outubro. Até hoje já houve a visitação de 14.615.500 pessoas.
Desde a criação das exposições universais em Londres no ano de 1851, estes eventos se tornaram local de discussões culturais, econômicas e apresentação de inovações tecnológicas para desenvolvimento dos países. Pela primeira vez a Exposição esta acontecendo em um país não considerado desenvolvido, demonstrando o papel importante da China neste novo cenário mundial.
Dentre seus objetivos de melhoria da qualidade de vida da cidade do futuro, também se agrega a intenção do documento chamado "Declaração de Shanghai", um compendio de idéias, e conclusões obtidas na Exposição, que auxiliaria a cooperação e o desenvolvimento futuro de todos os participantes, deixando um marco histórico de cooperação entre nações do mundo inteiro.
O logo e o mascote "Haibao" da EXPO 2010:

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA: Estádio Nelson Mandela Bay - Port Elizabeth

Estou inserindo as imagens do estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, África do Sul. Com uma solução formal bem parecida com o projeto para o estádio Beira Rio, destaco como a cobertura inicia bem acima do chão, o que poderia reduzir o impacto criado pela cobertura proposta para o Sport Clube Internacional.
Não quero aqui dizer que o projeto é ou não bom, mas acho que a partir do momento que se desenvolve um projeto com impactos tão complexos quanto a proposta apresentada pelo Inter, as soluções de situações similares podem e devem ser analisadas como forma de ajudar a minimizar ou resolver os problemas criados. Afinal, a partir do momento que se constrói sobre a calçada pública, considerando que o espaço é de todos, esta situação abre margem a que todos critiquem, palpitem, não como profissioanis, mas como cidadãos.










imagens: http://www.internacional.com.br/

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

MAISON VIVANT: plantas baixas ampliadas.

Para que todos possam melhor visualizar a distribuição dos cômodos nas unidades da Maison Vivant, estamos disponibilizando as imagens ampliadas de cada pavimento da primeira unidade. Em breve estaremos disponibilizando da casa 4, que conta com 4 suítes.



No pavimento térreo, estão localizadas as 3 vagas de garagem cobertas. Também estão a lavanderia, aberta para um pequeno pátio de serviço, o banheiro de serviço, com ventilação natural para este mesmo pátio e a dependência de empregada. Destacamos que a área  em baixo da escada pode servir como depósito.



No segundo pavimento está localizada a área social. Com ambientes integrandos, a generosa varanda amplia ainda mais o espaço, que conta com lavabo com vetilação natural, cozinha com ventilação cruzada, churrasqueira e lareira.



No terceiro pavimento, está localizada a área íntima, com dois dormitórios, uma suíte master e um banheiro social. Ambos os banheiros possuem ventilação natural.



No último piso, no espaço do sótão, junto ao telhado, há um espaço multiuso, que pode funcionar como dormitório, home office, sala de jogos, briquedoteca, ou seja o que o morador decidir. Neste espaço, a itluminação e ventilação se dá por janelas localizadas na cobertura, solução bem comum na europa.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos


sexta-feira, 11 de junho de 2010

MAISON VIVANT - últimas perspectivas 10/06/2010

Estamos disponibilizando as novas perspectivas do Condomínio Maison Vivant. uma imagem mais geral e outra imagem da entrada.



Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

quarta-feira, 9 de junho de 2010

COPA: Até que ponto vale a pena...

Este é o primeiro post de muitos que espero que possamos fazer aqui no blog cujo assunto seja a Copa do Mundo. Isso por que tem muita coisa legal de arquitetura relacionado a este assunto, principalmente os estádios em si. Fora isso conhecemos novos países, novas culturas e novas arquiteturas, o que é muito legal.
E falando em arquitetura e Copa do Mundo, não podemos esquecer que 2014 é aqui e que tem projetos em andamento e que merecem alguns comentários.
Ontem à tarde, eu e o arquiteto Alan estivemos em reunião sobre a questão do Estudo de Viabilidade Urbanística do Estádio Beira Rio. Não o complexo todo, apenas o estádio. E me vi forçada a fazer um comentário aqui, aberto a todos, por que acho que em certos momentos precisamos cobrar mais responsabilidade, seja dos empreendedores seja dos projetistas.
O Sport Club Internacional propõe que a cobertura balance em 70 centímetros sobre a calçada. Ao contrário de todos os projetos que devem obedecer ao recuo de jardim, os arquitetos afirmam que pelo ganho estético, é válido. Concordo que a cobertura proposta é muito bonita, mas nem só de belo vive a arquitetura. Firmitas, utilitas e venustas - é o tripé da arquitetura. Todo o arquiteto sabe, ou deve ter aprendido a muito tempo como eu, que a arquitetura deve funcionar também. Funcionallidade. E me pergunto que tipo de impacto causa um balanço de 70cm, numa calçada de 2,5m, em que ao lado há uma via arterial para a cidade? Não que o impacto não possa ser minimizado, ou mitigado, mas acho que a comunidade portoalegrense merece um retorno. Se Bourbon, Praia de Belas e Colégio Rosário podem ser submetidos à concessão onerosa, como forma de garantir um retorno à cidade pelo uso de espaços aéreos, por que não o Inter também?
Lembrando que, segundo o conselheiro do CMDUA da região de planejamento 1, Ibirá, há algumas semanas passou no conselho a regularização de uma área que a escada estava sobre o recuo e cuja decisão unânime do conselho foi pela retirada da escada do recuo de jardim - que deveria ser preservado. (pois é, e onde fica a igualdade entre todos perante a lei?)



Mas antes fosse só a cobertura...
O Inter também pede que das 6000 vagas obrigatórias que o estádio deve ter, fiquem dispensados de 1500 vagas, pois só conseguiram inserir 4500 no projeto. Isso representa 25% da necessidade de estacionamento. E aqui quero me manifestar que sim, queremos a copa, sim quero muito ver projetos de arquitetura que valorizem a paisagem de Porto Alegre, mas sim, também queremos circular pela cidade e não ficar presos num congestionamento por horas e horas. O mínimo, o Internacional tem que conseguir atender; o ideal seria atender até mais. Meus caros colegas arquitetos e urbanistas, para que o projeto do Gigante seja um marco positivo e não negativo na história da cidade, há que ser atendido com folga este mínimo de vagas. As vagas de estacionamento são peça fundamental pois não temos um sistema de transporte público integrado e eficiente. Mesmo com a implantação dos Portais, projeto da Prefeitura, sabemos que eles não são a solução para um evento tão pontual como um jogo de Copa do Mundo.
Tenho muito medo que estes projetos pontuais virem rotina. Já pensaram se para todos os grandes empreendedores, que comprovem a geração de emprego, solicitem isenções nas mesmas proporções?
Considero, no mínimo, preocupante.
Aos arquitetos e urbanistas, cuidado com a cidade que estamos construindo. Afinal, ela é de todos.

Arquiteta e Urbanista Eliana Hertzog Castilhos

MAISON VIVANT: Vista do sótão

Na visita à obra realizada no dia de hoje, o arquiteto Alan fez um vídeo panorâmico da vista do sotão. Ele está na área que corresponde à primeira casa.



Arquiteta Eliana Hertzog Castilhos

PEDRO PITA: Projeto de Interiores em andamento

É realmente um desafio desenvolver e executar um projeto de interiores para um escritório em andamento e que não pode parar. Esta acaba sendo umas das demandas mais difíceis de desenvolver, pois o planejamento deve ser impecável. E mesmo assim, os clientes devem estar avisados de que ocorrerão imprevistos.
Ambientes já ocupados acabam trazendo surpresas. Nunca confie na estrutura de um forro de gesso que você não acompanhou a execução. Neste escritório, os arames utilizados para a amarração das placas de gesso comum estavam comprometidos. O mesmo pode se dizer em relação às instalações elétricas e de telefonia. É extremamente complexo se responsabilizar pelas condições de uma instalação. E ao mesmo tempo em que um arquiteto tem um amplo conhecimento sobre os mais diferentes assuntos, não há como assumir as condições de tudo o que se encontra quando se realiza uma reforma. Ou seja, além de um planejamento impecável, é imprescindível a transparência e a relação de confiança com o cliente.
É a partir disto que se viabiliza a realização de muitos projetos, principalmente quando possuem limitantes reais.
Abaixo segue foto da sala do escritório do dr. Pedro Pita Machado. Ainda não está finalziada, mas já se pode ter uma noção da proposta de mobiliário.













Arquiteta Eliana Hertzog Castilhos

segunda-feira, 7 de junho de 2010

MAISON VIVANT: Plantas baixas



Acima estão as plantas baixas da primeira casa do Condomínio Maison Vivant.
A proposta, baseada nas antigas distribuições verticais, é de manutenção dos andares com funções específicas. Ou seja, térreo de serviços (garagem, lavanderia e dep. de empregada), 2º andar social e 3º andar íntimo. O sótão, é o espaço multiuso, que pode ser adequado às necesidades de cada morador.
O projeto buscou ampliar os espaços sempre que possível. A ampla varanda que ocupa toda a frente da área social amplia o espaço de uma maneira real. Conseguiu-se também a inserção de 3 vagas de garagem em casa residência.

Arquiteta Eliana Hertzog Castilhos

DESVIO RIZZO: Vídeo ampliado

A pedido do cliente, foi feito uma ampliação no vídeo. Por isso, estamos disponibilizando uma nova versão, já com os créditos da equipe envolvida.



Arquiteta Eliana Hertzog Castilhos

MAISON VIVANT: Estudos

Estamos finalizando os estudos de revestimentos para as fachadas do conjunto da Maison Vivant. Destacamos que o conjunto iniclamente com três casas apenas, recebeu o aumento de uma quarta casa, maior, e uma área condominial, com churrasqueira, academia, sauna e piscina.



Em breve estaremos disponibilizando plantas baixas, imagens atualizadas de todo o conjunto.

Arquiteta e Urbanista Eliana Hertzog Castilhos

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Capela da Santa Casa

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre solicitou a seus parceiros que ajudassem na criação da Capela do Hospital Santo Antônio da Criança. A Cubbos, participu desta equipe, através da doação da maquete eletrônica da Capela.
Conforme consta no site de notícias da própria Santa Casa:
O projeto da Capela, do planejamento à execução da obra, foi feito através de doações. A venda de jóias antigas doadas por pacientes à Irmandade foi o ponto de partida. Empresas ligadas à Santa Casa uniram-se à campanha, como Cassiano Arquitetos (projeto arquitetônico); Estádio 3 (projeto estrutural); C M Engenharia (projeto elétrico e hidráulico); Cubbos Arquitetura, Designer e Computação Gráfica (maquete eletrônica); Ferramentas Gerais (materiais diversos); Comercial Gerdau (aços); Tecmold (blocos de concreto para alvenaria); Selenium (sistema e equipamentos de acústica); e Atex (forma para a laje de concreto).
Além das instituições, muitas pessoas ajudaram espontaneamente com doações. Uma delas é Zelila Johannpeter, que doou a parte de jardinagem, como plantes e folhagens. Outro colaborador é Pedro Krás Borges, que há 10 anos faz doações em dinheiro para a Santa Casa e, agora, direciona sua ajuda ao HCSA. "Contribuo com a Santa Casa com a intenção de ajudar àqueles que necessitam de um bom atendimento. É por uma causa de humanidade. E eu espero que a Capela dê amparo espiritual aos pacientes, seus familiares e amigos que recorrem ao HCSA", explica Borges.

Trabalhando com a Santa Casa como cliente a muitos anos, a Cubbos fez a doação pois considera fundamental a participação das empresas em projetos como este, onde a comunidade e as empresas se unem para o bem comum.

Arquiteta Eliana Hertzog Castilhos

quarta-feira, 2 de junho de 2010

MAISON VIVANT - Telhado em execução

Ontem em visita a obra do Condomínio Maison Vivant, tiramos esta foto da colocação dos caibros na cobertura das casas. Hoje estamos instalando a manta aluminizada sobre os mesmos para a isolação do calor e proteção contra qualquer vazamento através das telhas. Se o tempo ajudar devemos finalizar a obra no mês de setembro de 2010.
















Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan