terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nova Orla, de onde saiu e onde foi parar o GT Orla?

Não acreditei quando vi as notícias com as imagens da Nova orla do Gasômetro, projetada pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, publicadas no jornal Metro. Simplesmente pelo fato de que ninguém estava sabendo disto. Convido o pessoal do Movimento em Defesa da Orla a contribuir com este blog em busca de novidades, por que não faço idpéia de como se deu esta contratação. Nem fiquei sabendo de concorrencia ou nada parecido, em especial considerando os valores envolvidos com um projeto deste porte. E as comunidades, será que terão vez... novamente um processo de porte significativo começa sem que o cliente final, a população, seja ouvido...


Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

14 comentários:

  1. Eu achei que o GT orla fosse divulgar este tipo de coisa, pelo menos para nós a população de Porto Alegre não sejamos os últimos a saber.

    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Nesta foto tem um esboço de prédio ao fundo em área de APP, fica alí como quem não quer nada...

    ResponderExcluir
  3. Informações complementares, a contratação foi anunciada pela prefeitura em 9 de dezembro de 2011, divulgada no site http://wp.clicrbs.com.br/andremachado/2011/12/09/prefeitura-anuncia-mudancas-na-orla-do-guaiba/?topo=52,1,1,,171,e171
    Justificativa da contratação, Notório Saber.

    ResponderExcluir
  4. Café o GT Orla, a sociedade sabia disso? Nao consigo achar em lugar nenhum mais informações
    Julio

    ResponderExcluir
  5. Gente, maior absurdo é que conforme a própria prefeitura "Na prefeitura, o projeto será coordenado pelo Gabinete de Assuntos Especiais (GAE) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam)." Cadê a SPM e o GT orla?

    ResponderExcluir
  6. Pelo jeito não existe Urbanista em Porto Alegre...

    ResponderExcluir
  7. Mas e justamente o contrario. O arq. E urbanista Ivan mizoguchi, foi professor da ufrgs, foi diretor da puc, foi premiado por seu trabalho e projetou o parque marinha ao meu ver muito mais preparado para este trabalho e com conhecimento histórico do local.
    Eliana

    ResponderExcluir
  8. As regiões de planejamento existem para que se a pref. Faz estes tipos de desmandos?
    Júnior

    ResponderExcluir
  9. Só os gaúchos para entregar o maior projeto de Porto Alegre para um arquiteto de fora do estado, são os gaúchos novamente se considerando menos do que são, nestes momentos ser gaúcho torna-se desprezível.
    Augusto

    ResponderExcluir
  10. O projeto já esta sendo apresentado e ninguém conhece nada dele vai ser mais um projeto enviado de cima para abaixo.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  11. Ricardo li e não consegui me furtar de concordar com você é mais um projeto imposto pela prefeitura e pelo jeito pelos políticos envolvidos.
    Augusto

    ResponderExcluir
  12. Blog bombando, hehehehe....
    84.000 visitas
    Parabéns
    Mateus

    ResponderExcluir
  13. Eu estou pasmo, estupefacto, boquiaberto, como dizem na fronteira: me caiu os butia dos bolsos, eu quero em primeiro lugar dar os parabéns a vocês: Cubbos, Alan, Eliana, o BLOG de vocês é de uma qualidade fora do normal, eu diria que deveria ser coluna de jornal.
    Eu sugiro ate outro nome devia ser algo como WIKICUBBOSLEAKS, algo assim pois vocês abrem na carne do governo simplesmente dizendo o óbvio. É disso que Porto Alegre precisa pessoas que digam a verdade mesmo que doa e podem ter certeza tá doendo, e se não houve respostas é que estão na UTI.
    Repito meus grandes Parabéns.

    Benites

    Recado. Não consegui usar meu usuário, para assinar, devo estar procedendo algo de forma incorreta. Outra coisa, o contador de vocês esta louco.

    ResponderExcluir