segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Projeto Portais da Cidade - BRT: divulgando informações.

Sempre fomos favoráveis à divulgação de informações Isso por que quanto mais conhecemos, menos receio vamos ter de alguma coisa. Acho que ainda é cedo para poder emitir uma idéia favorável ou não ao projeto Portais da Cidade - BRT's , projeto em desenvolvimento para implantação na cidade de Porto Alegre, justamente por que acho que ainda temos pouco acesso às informações do projeto.
Muito se falou sobre os impactos destas grandes estruturas e algumas teorias sobre o fato de que sua implantação poderia inviabilizar o metrô. Se isto for realmente verdade, fica complicado apoiá-lo, pois o metrô sempre é a solução mais eficiente para o transporte de grandes massas. 
Mas também a idéia de sua concepção, aliada ao projeto de metrô possa ser uma solução até mais completa para o sistema de transporte coletivo do município. 
Então, como forma de incentir a divulgação de informações, postamos aqui algumas imagens relacionadas à implantação dos Portais da Cidade:


Destaca-se que algumas informações também já estão sendo divulgadas por parte da Prefeitura.
As características básicas do desenho conceitual consistem em:
- corredores exclusivos com uma faixa de circulação por sentido;
- estações de embarque em nível com o veículo;
- veículos de alta capacidade (mínimo de 150 passageiros);
- operação troco alimentada;
A lógica do sistema consiste em susbtituir diversas linhas urbanas e metropolitanas (serviço convencional) por uma rede tronco alimentada a partir das estações de integração. Proporcionando integração entre os sistemas, possibilidade de combinação de viagens, aumento de mobilidade, etc.
Outra característica importante do sistema BRT é a sua flexibilidade pois se adapta ao sistema atual de ônibus comum com poucas modificações e outras soluções de tráfego podem ser incluídas no sistema de transporte público da cidade de Porto Alegre e Região Metropolitana.
O projeto básico BRT (financiamento CAF) e o pró-transporte (financiamento CEF) prevêem:
- Fase 1 (CAF): aproximadamente 20,85km de sistema BRT (readequações em 13,85km de corredores convencionais existentes) com 27 estações novas ou readequadas e 4 estações de integração (readequação de terminais existentes);
- Fase 2 (CEF): aproximadamente 21,40km de sistema BRT (readdequações em 15,90km de corredores convencionais existentes) com 32 estações novas ou readequadas e 3 estações de integração (2 novas e 1 readequação de terminal existente).

Como se pode ver, ainda precisamos de muitas informações.
Mas já é um começo.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos




3 comentários:

  1. Ontem, 02/08/11, o projeto dos portais foi retirado de pauta no CMDUA , e parece não será mais apresentado.
    Parece que agora a prefeitura desistiu mesmo do projeto.
    Mas ainda aguardo justificativas.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, acho que todos aguardamos até por que depois de todas as defesas dos técnicos em relação ao BRT, gostaria de saber por que teriam desistido... Eliana

    ResponderExcluir
  3. Isso eu não consigo entender a EPTC, que era a mentora deste projeto, atrasou o que pode os projetos em desenvolvimento pelo trensurb, inclusive cobramos uma posição em pleno CMDUA sobre esses atrasos da EPTC. Agora esta desistindo do projeto isso eu não consigo entender também. Não podemos esquecer que conforme a apresentação tanto do Trensurb quanto da EPTC e da Gestão na RP1, o projeto dos Portais serviria em primeiro momento para otimizar o sistema de transporte público e no segundo momento serviria para abastecer o metro, aumentando o carregamento das composições e viabilizando os valores das passagens. Esta posição acaba indo contrária a todas as apresentações realizadas.
    Realmente devemos aguardar mais justificativas pois o prejuízo pode ser grande.
    Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

    ResponderExcluir