sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Guangzhou Opera House. Guangzhou, China.

Zaha Hadid, uma arquiteta que faz a diferença.
Numa profissão dominada ao longo dos tempos por arquitetos importantes, uma mulher recebe minha admiração pelo trabalho que faz. Desde os tempos da faculdade, acompanho a produção desta que eu considero a melhor arquiteta que já surgiu, dona de um traço característico, de uma composição elegante, de um domíno da forma como poucos arquitetos.
O que de início parece uma forma extremamente compexa, aos poucos se revela ao usuário, permitindo que o mesmo se aproprie da forma.
A Guangzhou Opera House, em Guangzhou, China, tem esta característica. Desenvolvido entre 2003 e 2010, possui uma forma diferenciada que quando bem estudada, reflete os conceitos e culturas do povo local, com referências diretas às tradições e á história do Cantão, conforme a própria página que com informações do projeto. As imagens impresionam pela qualidade dos acabamentos, e pelo design em si, elegante e preciso.
Com um conceito que surge do rio das Pérolas, as pedras roladas características dos rios também caracterizam a forma da edificação. Com um grande teatro para 1800 pessoas, além de apoios e salas auxiliares, possui 70.000m² de área construída.
"CONCEPT: Like pebbles in a stream smoothed by erosion, the Guangzhou Opera House sits in perfect harmony with its riverside location.

(...)
Its unique twin-boulder design enhances the city by opening it to the Pearl River, unifying the adjacent cultural buildings with the towers of international finance in Guangzhou's Zhujiang new town."
(texto e fotos extraídos do site do escriótio de Zaha Hadid)
 
 



















 
http://www.zaha-hadid.com/built-works/guangzhou-opera-house
 
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário