sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Beira Rio, a privativação do espaço público feita sob o pretexto da Copa do Mundo.

Certos momentos da vida, nos perguntamos se realmente vale a pena ser honesta num país feito o Brasil, onde a malandragem rola solta, e nada acontece. Onde os recursos são usurpados das áreas mais carentes, desobrigando grandes corporações que teriam recursos de cumprir suas obrigações mais básicas, mais legais, e que todos cumprimos... como por exemplo em relação ao espaço público.
Há três anos atrás participei como delegada das reuniões da RP1, em que avaliamos o projeto "gigante para sempre". Naquele momento alertei, e agora fico feliz de tê-lo feito com uma postagem, alertei sobre o fato de que o projeto não considerava algo básico, o espaço que tinham para fazer o projeto. Critiquei isto sr. vice presidente de patrimônio do Inter e aos colegas arquitetos da Hype Studio (na época nem havia o Santini e Rocha)..."o que vcs querem colocar neste terreno simplesmente não cabe!! Os impactos serão imensos... não sabemos se dá para consertar o trânsito, com tantos Mega Empreendimento...
As respostas que ouvi foram... vai balançar pouco... não terá tanto impacto...
propusemos fazer o uso do espaço aéreo via outorga onerosa... afinal se o Colégio Rosário paga, o Praia de Belas paga, se o Zaffari/Bourbon paga, por que não o Inter... de resposta, ouvi que isto inviabilizaria a execução do projeto (??!!?? como é que é?? pensei eu...).
Bem, hoje afirmo que se o metro quadrado aéreo tivesse tido preço, talvez não tivesse fugido tanto ao controle.
Registro abaixo o que era previsto no projeto (balançar sobre a via), a foto que tirei durante as obras da fundações, quando eu (e mais uma galera já tinhamos percebido que "São Paulo não cabe em Porto Alegre" e aproveito para postar o print da reportagem da Zero Hora de hoje, que mostra claramente e afirma, que esta na calçada, e sobre a via de veículos... e pior, que o canteiro central foi reduzido...
Mas "peraí", não era só o balanço sobre a calçada???
Segue as fotos para mostrar todo o processo, desde seu iniciozinho...



Mentira, irresponsabilidade? nada disso agora importa... o que importa é QUEM PAGOU A CONTA? Eu sei, e você sabe??
Segue links dos posts relacionados:

E da matéria da Zero Hora:

Que todos tirem suas próprias conclusões...

Eliana Hertzog Castilhos
Arquiteta e urbanista

58 comentários:

  1. eu não entendi, a prefeitura ta mudando a rua por culpa do projeto ridículo do inter? Falem ai os arquitetos
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se observarem atentamente, a rua invade o terreno do beira rio e não o contrário. os pilares encontram-se muito dentro do terreno. o alargamento da via desapropria o solo em troca de um eventual avanço aéreo virtual. a empresa deveria ter mais responsabilidade antes de desinformar. o problema é a eliana ser gremista ou dor de cotovelo com a hype?

      Excluir
    2. mas o citado terreno nunca foi do beira rio. sempre foi da prefeitura.

      Excluir
    3. Quando foi da prefeitura, não era terreno querido Badino.

      Vai cobrar da Yeda a área doada para a instalação de uma universidade que foi revertida de forma ilegal e trocada por uma área na restinga para que o terreno contaminado pudesse ser vendido por alguns reais para a OAS.

      Excluir
  2. Muito bem observado!! Aqui está mais um caso de "dois pesos, duas medidas", quando, para uns vale o rigor e o ônus da outorga onerosa e, para outros, a mesma questão é medida com outra régua...
    Em tempo, por ter visto alguns comentários debochados em citações do teu post, sugiro corrigires a ortografia da frase "As respostaS que (h)ouvi foram... vai balançar pouco... não terá tanto impacto...", apenas para não desviar o foco do assunto que realmente interessa ;)

    ResponderExcluir
  3. A nossa prefeitura esta se demonstrando cada vez mais corrupta e tem gente achando que era só na procempa...

    ResponderExcluir
  4. Ata de como "passou" pelo CMDUA:

    13 votos contra, 8 a favor e 2 abstenções (ser contra aí era ser contra o Inter pagar mais pelo avanço). Mesma sabendo da ILEGALIDADE, foi aprovado, pois caso contrário iria onerar o clube.

    http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/spm/usu_doc/ata_2413_de_8_de_junho_de_2010.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É DESTA FORMA QUE ESTES CLUBES PRIVADOS VÃO PASSANDO A MÃO EM NOSSAS ÁREAS PÚBLICAS.

      * O SPORT CLUB INTERNACIONAL JÁ POSSUI 35 HECTARES DE ÁREA SEM TER COMPRADO UM SÓ METRO DE TERRA.

      * * ATÉ QUANDO A POPULAÇÃO PERMITIRÁ ESTE DESCALABRO !

      Eduíno de Mattos
      Conselheiro do plano diretor urbano e ambiental de porto Alegre RS.

      Excluir
    2. Vocês sabem qual a origem da área da arena? Vocês sabem do processo do MP sobre o subfaturamento da OAS e devolução da área doada para uma fundação para construção de uma universidade? Sabe o que ocorreu com esse processo!? Arquivado por falta de interesse das partes. Interessante.

      Excluir
  5. Nessa matéria está sendo considerado os 3 (três) metros, ou mais, que a prefeitura está desapropriando para alargamento da via??? Não estou falando só perto da cobertura, mas desde o inicio do Gigantinho (só conferir onde foram assentados os novos postes de energia)????
    Por fim, não venham falar em ilegalidade se fora aprovado legalmente.
    Cordialmente, Rossano Lopes

    ResponderExcluir
  6. Caro Rossano, o projeto que foi executado não foi o projeto que passou no CMDUA... que balançva 90cm SÓ!!!! e falando em ilegalidade, o que dizer da área que o Internacional cedeu à Montana? área que todos nós cedemos sem custo para atividade desportiva e que hoje serve para gerar dividendos...que gere dividentos pra prefeitura então... Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto é exatamente o mesmo cara Eliana desinformada. O que mudou foi a avenida, em que foi incluído um corredor de ônibus. A avenida que vai passar por baixo da cobertura, e não a cobertura por cima da avenida.

      Excluir
    2. Melhor parar a discussão... daqui a pouco o SCI vai cobrar pedágio da gente!!!!

      Excluir
  7. Prezada, analisando o plano diretor e várias obras NOVAS construídas pela cidade (vide Loureiro da Silva, Borges e etc...) que cobrem TODO passeio, CONTRADIZ TUDO que fora postado. Assim, é de se desconfiar totalmente das tuas alegações e fundamentações. Por fim, se acha que a Montana está a usar espaço público, tens a total liberdade de acionar o Judiciário e requerendo que os dividendos sejam revertidos o erário público... Seja mais responsável com sua profissão. Att, Rossano

    ResponderExcluir
  8. Rossano, sou bastante responsável com minha profissão. As situações que destaco é que estão em desconformidade. Obviamente o senhor desconhece o que é regime urbanístico e as leis que regem o nosso espaço urbano. O que eu cobro, é que a lei seja cobrada igualmente para todos. O que o projeto do Internacional demonstra que não está ocorrendo. E em relação à Montana, que eu saiba já há discussão no MP... agora, esta não deveria ser uma briga só minha, e sim de todo cidadão, ou alguém tem interesses maiores?? Eliana

    ResponderExcluir
  9. Senhor Rossano, pelo jeito além de não entender de regime urbanístico, não entende nada de LEIS. Qual a legitimidade da Sra. Eliana, ou de cada um de nós, para 'acionar o Judiciário requerendo que os dividendos sejam revertidos ao erário público"? Faça-me o favor, com todo o respeito, não fale bobagem. Leia a Constituição e veja a quem é atribuída a legitimidade para fazer isso. Att. Camila Lopes

    ResponderExcluir
  10. Cara Eliana,

    Você se informou sobre o que ocorreu? A sra sabe se foi o BRIO que avançou ou a avenida que avançou?

    ResponderExcluir
  11. Nenhuma informacao foi divulgada claramente, mas pelo o que eu acompanhei das obras, ocorreram as duas situações. A posição do bloco de fundação, na foto do meio, ja nos mostra que a cobertura iria avançar muito mais do que os 90cm sobre a calçada. Somadas as obras do brt simplesmente faltou espaço... Resumindo, nenhum planejamento foi considerado... Muito menos ao aprovar o balanço inicial dos 90 cm que na verdade jamais poderia ter sido aprovado, se ja existia o assunto britânicos na época... Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí a sra tem que cobrar da prefeitura, que irá utilizar 5m da Avenida Pd Cacique para um corredor de ônibus de 2,5km. Sendo que na região existem mais de 10 pistas de rolagem atualmente somando Edivaldo e Cacique.

      Excluir
    2. Os moradores da zona sul irão ganhar equipamentos públicos como o sunset, um corredor e mais 6 pistas da Pd Cacique onde só existia duas.

      Excluir
  12. Em relação à OAS, e a arena, apenas para esclarecer... dizem que houve problemas, em especial quanto ao licenciamento ambiental, mas eu nunca vi nada especificamente então não tenho como falar... postei do Inter por que acompanhei pessoalmente o processo como delegada... e por isso abri a discussão. por que todo mundo pode e deve cobrar explicações e quem ganha algo tem obrigação de dá-las... não apenas a mim mas a qualquer cidadão. Tanto Inter, quanto Grêmio, quem quer que seja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para uma gremista demonstras falta de interesse nos assuntos do seu time. Verifique o processo 112.01116059 na comarca de Porto Alegre. O valor real da obra passou de 1 bilhão, o valor declarado para a licença foi subfaturado e em a subestação foi prevista na mesma. Em terreno contaminado e em um parque ambiental do Delta do Jacuí. Infelizmente o MP e a OAS não apareceram mais nas audiências, e o processo foi arquivado.

      Excluir
  13. Camila Lopes, entendo que caberia Ação Popular. Ok?!
    Eliana, qdo falo em responsabilidade, falo em evolução; em sair de mesmices. Deixar de ser caranguejos em cesto. Se falar em plano diretor, sabemos que eles não são perpétuos (aliás, os alinhamos de Porto Alegre e muitos casos não foram definidos, como ex: http://www.portoalegre.rs.gov.br/ctm/isapi/reg0100.dll/cdl_log?codlogr=7774136&imovel=921&selecao=Alinhamento); mas isso pouco importa, já e o projeto foi LEGALMENTE APROVADO.
    Por fim, sou a favor de ocupação privada de espaços públicos. Prefiro ocupação privada do que locais ermos/públicos. Acabo por aqui minha colaboração. Continuemos num bom convívio democrático!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Legalmente aprovado" é um conceito equivocado... Não é a aprovação do Poder Público que defina a legalidade ou não de cada projeto...

      O projeto foi aprovado, o que não significa que o mesmo não é investido de ilegalidade na sua concepção/execução...

      Em sendo corretas as afirmações expostas no artigo, cabe aos órgãos competentes pleitear a declaração de ilegalidade do mesmo...

      Excluir
  14. A solução de privatização de espaços públicos é a mesma das grades que cercaram nossas casas e que se mostraram falíveis... enquanto o poder público passar ao privado as responsabilidades e nada fazer, continuaremos a incentivar os desvios, afinal, não é falta de recursos, é falta de controle... por isso é tão importante a participação da população... por que fiscalizamos, por que cobramos, por que o poder público tem obrigação de prestar contas claras a qualquer cidadão. Eliana

    ResponderExcluir
  15. sabem por que na região existem mais de 10 pistas de rolagem atualmente somando Edivaldo e Cacique? por que a área não aguenta mais atividades de grande acumulação de pessoas... todos os projetos somados não tem a compensação de impacto condizente... e por isso, eu já me manifestei diversas vezes contra o tal centro de eventos... só quem nunca foi em uma feira grande na fiergs que pode apoiar este projeto Gigante Para Sempre, que cria um impacto absurdo, sem nada querer devolver à cidade...
    Eliana

    ResponderExcluir
  16. Quanto á obra do Grêmio, era meio contra-mão para eu fiscalizar... mas quem sabe de irregularidades que denuncie... é muito cômodo sempre querer passar a responsabilidade para alguém... se todos nos ajudássemos, os governos seriam muito melhores. Eliana

    ResponderExcluir
  17. Dor de cotovelo não é com certeza, pois já elogiei o trabalho deste escritório publicamente e aqui no blog...http://cubbos-consultoria.blogspot.com.br/2012/02/nova-orla-de-porto-alegre-para-quem.html, quando mostrei e comparei o projeto do jaime lerner com o projeto da Hype... Critico sim o que acho que foi um erro do planialtimétrico. Basta ver na foto do meio, da postagem, que mostra que a fundação está mais próxima da calçada do que no projeto.
    Eliana

    ResponderExcluir
  18. Que "pequenez" hein! usar um espaço que "diz ser" seu espaço profissional para manifestar seu fanatismo clubístico. Pobreza de espírito é pouco.
    Sejam bem-vindos à tão conhecida província da "gre-nalização", para tudo.

    Como diz no próprio blog, realmente "a malandragem corre solta", principalmente na arte de dissimular e fingir que não sabe que o que aconteceu foi exatamente o contrário, a avenida é que invadiu a área interna do Beira-Rio, área essa que abrigaria com sobra a nova cobertura se a avenida não fosse duplicada.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, vamos ser francos, tanto não abrigaria com folga, que pediram a aprovação do balanço de apenas 90cm sobre o passeio... o problema na minha opinião, é que não foi somente os 90cm... Eliana

    ResponderExcluir
  20. Coitadinha da Eliana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitadinha, eu acho que é dos moradores da região e da zona sul, isso sim, mas isso você não tem peito para falar aqui, né?
      Luiz Carlos

      Excluir
    2. Os moradores da zona sul irão ganhar equipamentos públicos como o sunset, um corredor e mais 6 pistas da Pd Cacique onde só existia duas.

      Excluir
  21. Para finalizar essa babaquice eu digo:
    --gremisitinhas,O CHORO É LIVRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que Porto Alegre não vai para frente, tudo que é importante deve ser visto como GRENAL. Assim tudo fica menos responsável e sério.
      Luiz Carlos

      Excluir
    2. Luizinho e Elianinha,

      Onde encontro o post reclamando dos espigões que serão erguidos na área do Olímpico? Não vai ter impacto na região? Estava no plano diretor?

      Excluir
  22. kkkk tem que ser uma gramisitnha enrustida mesmo, mas eu entendo,
    afinal o Beira Rio vai ser praticamente um Shpping Center em local nobre da cidade, enquanto a area da oas esta encravada sobre uma montanha de lixo.

    ResponderExcluir
  23. É por estas e outras que o Brasil não vai pra frente. Enquanto as irregularidades forem sancionadas pelos "torcedores", quando isto significa menos recurso a quem realmente precisa, continuaremos sendo este país de malandros... Eliana

    ResponderExcluir
  24. Só lamento que esta discussão não se dê de forma objetiva com as autoridades e que estas questões efetivamente só venham a ser discutidas, qdo ocorrer alguma tragédia... Afinal, a EPTC diz que há riscos, mas as pessoas insistem em achar que isto é apenas uma questão de GRENAL, para ver quais dos dois leva mais vantagem em cima da população... lamentável. Eliana
    PS: galera, podem assinar (afinal quem tem opinião assina), mesmo criticando quem querem criticar... este blog é um espaço de discussão, democrático. só serão deletados comentários que façam apologia a violência, á discriminação, coisas deste gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A EPTC não participou do projeto da duplicação da avenida? Está lá no projeto, inclusive as bases para a cobertura. Quem autorizou?

      Excluir
  25. Desculpem aí mas foi dada a Real, quem honra o que e acredita nisso Assina.
    Alan Furlan
    E sim, foi apresentado um projeto e se esta executando algo diferente, e isso pode ocorrer, mas não nos itens que foram o cerne da discussão e que houve o posicionamento do empreendedor claro que isso não ocorreria...
    Eu entendo que todos tem direito de propor o que quiser, mas se criou impacto a toda a cidade, mitigue, se não foi possível compense, mas a regra deve ser ampla a todos...

    ResponderExcluir
  26. Sabe o que é pior é que mesmo assim tão fazendo esse monstro na beira da orla! Eu achava que isso era impossível mas _____________

    ResponderExcluir
  27. Sem contar as árvores que depenaram no calada da noite....olhe a foto e passe ali agora - tanto no pátio interno como no canteiro central da rua...

    ResponderExcluir
  28. eu moro na zona sul e depois deste furdunço eu passei a demorar mais para chegar em casa, fora as confusões do trânsito, tudo para a COPA, e para o Inter, e eu sou colorado.
    Inácio Roltz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anda de bicicleta se não quer obra nas vias.

      Excluir
  29. de bicicleta na Icaraí com 50cm de largura uma verdadeira vergonha!
    Ricardo

    ResponderExcluir
  30. Isso. Essa Ciclovia, digo ciclofaixa, é na verdade uma pinturinha da EPTC, e nem é respeitada, atá caminhão de lixo para em cima.
    João Viegas

    ResponderExcluir
  31. O problema é todo o planejamento da cidade que esta sendo feito é para um evento e não para o desenvolvimento da cidade.
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, vai vir uma turma de gringos lá da rodoviária de Viamão pelos BRTs. Os que vem do aeroporto irão usufruir das obras de arte da perimetral para chegar ao Beira Rio pois aquele é o melhor caminho.

      Para a copa nem trânsito vai ter no entorno do estádio, não entendo a dificuldade das pessoas em se informar antes de falar.

      12 pistas onde existiam 8, um corredor de BRT, uma ponte estaiada. Uma subestação para todo o Menino Deus, dois terminais catamarã. duplicação de toda a Edivaldo, quem vai para a zona sul vai ser enormemente beneficiado.

      Excluir
  32. Realmente vai ser ótimo para isso, mas o problema que a cidade inteira esta pagando e muito acima do mercado, será que ninguém esta olhando os valores dos contratos? eu fico realmente muito preocupado, pois parece que ninguém percebe, me lembra a procempa, a smov, depois da polícia, prisão e cadeia, estranho, mas antes ninguém fala...
    Sérgio

    ResponderExcluir
  33. Eu concordo com o Sérgio, me lembra a contratação do Ex-Prefeito de Curitiba, para o projeto do Parque Marinha e Gasômetro, que foi feita direta sem nenhum tipo de disputa.
    Isso como diz o Sérgio, "parece que ninguém percebe", ou ninguém quer perceber!
    Rogério

    ResponderExcluir
  34. Para quem interessar possa, cobertura instalada, em cima da calçada conforme projeto. A Avenida é que irá para baixo da cobertura com a inclusão do BRT.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151793933841730&set=oa.479446338818977&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue link público... http://imageshack.us/photo/my-images/703/p5bh.jpg/

      Excluir
    2. Nesse link podes ver onde ficará o traçado da avenida alargada, esse poste novo ficará no meio fio. http://imageshack.us/photo/my-images/856/qsuc.jpg/

      Excluir
    3. Pra mim não fica claro nas fotos... pelo meu acompanhamento, a invasão que não foi apenas de 90cm foi agravada pelo projeto da via... mas daí eu pergunto... vcs conhecem recuo viário? no terreno do meu escritório, tenho recuo viário de 4m... não é recuo de jardim, é recuo viário, não posso NUNCA construir. Isso é lei, mas como sempre digo, qdo a lei vale pra um e não pra outros, fica difícil!! Eliana

      Excluir
  35. Carissimos, cada vez a situação piora, o projeto ficou em cima de espaço público, criou um tumulto na avenida e ainda não temos certeza se realmente vamos ter a copa ali, pois o Inter quer voltar atras com o compromisso firmado com a FIFA e a CBF, é uma vergonha mesmo, espero que o povo aprenda com isso tudo, se é que isso é possível neste país!
    Hamilton

    ResponderExcluir