segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto de Ciclovia em Porto Alegre

Conforme o site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, foi apresentado hoje as 10:00hs no Salão Nobre do Paço Municipal o projeto executivo da ciclovia junto a Avenida Ipiranga. O projeto Funcional é de autoria da EPTC e o Projeto executivo foi contrapartida do Bourbon Ipiranga quando da ampliação da sua unidade, ficando sob responsabilidade da Cia. Zaffari.
Esta ciclovia percorrerá uma distância de 9400 metros ligando as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Antônio de Carvalho. Esta ciclovia foi um dos inumeros projetos os quais foram aprovados pela Região de Planejamento 1.
Abaixo colocamos na integra o texto divulgado Pelo site da PMPA:

"Mais de nove quilômetros de ciclovia serão construídos na avenida Ipiranga. O projeto executivo da obra será entregue nesta segunda-feira, 5, às 10h. O evento, que acontece no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10), terá as presenças do prefeito José Fortunati, do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, do secretário Municipal de Obras e Viação (Smov), Cassio Trogildo, do diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Ernesto Teixeira, do secretário Municipal do Meio Ambiente (Smam), Luiz Fernando Záchia, e do diretor de expansão do Grupo Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, que fará a entrega do documento ao prefeito. O projeto funcional da ciclovia foi realizado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC e o projeto executivo foi realizado pela Cia. Zaffari.
A ciclovia da Ipiranga, que terá 9,4 quilômetros de extensão, ligará as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Antônio de Carvalho. É uma contrapartida de empreendimento do Grupo Zaffari para a cidade. Envolve também o Shopping Praia de Belas, fazendo parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê um potencial de 495 quilômetros de ciclovias em diversos pontos da Capital.
Cappellari comemora a realização de mais uma etapa do projeto da ciclovia da Ipiranga. “A prefeitura trabalhou conjuntamente nessa ação, foram diversas secretarias envolvidas. Teremos uma nova alternativa de deslocamento pela Ipiranga, além de colaborar para o meio ambiente”, afirmou o secretário ao destacar que Plano Diretor Cicloviário visa incentivar o uso desse tipo de transporte.

Normas técnicas - O projeto da ciclovia da Ipiranga foi realizado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC e atende a normas técnicas internacionais, contemplando mais segurança e conforto aos ciclistas.

Ciclovias integradas - Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra prevista para a Copa do Mundo e que também contará com uma ciclovia de cinco quilômetros, haverá uma integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 quilômetros a ser implantado) e Diário Notícias (2 quilômetros já existentes), resultando em 17,4 quilômetros de ciclovias integradas."



Para comemorar este lançamento a PMPA, promoverá no dia 22 de setembro próximo, Dia Mundial sem Meu Carro, um passeio ciclístico concomitante com o início desta obra para o Município.

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

3 comentários:

  1. Um pergnta: como vai ser a superfície desta ciclovia. Notei que na frente do shopping pria de belas a ciclovia é feita com calçamento - não aconselho essa forma que gera vibração, ocasionando a perda de energia do ciclista urbano que tiver de percorrer maiores distâncias. Aconselho asfalto bastante plano - sem necessidade de gastos de maquiagem com tinta vermelha. consultem ciclistas profissionais .saudações a todos

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver o projeto completo, ficarei satisfeito se for publicado em pdf ou qualquer outra forma que lhes convenha já que é público.

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas quando? É a vergonha do povo gaúcho a promessa de que teríamos as ciclovias para a COPA! Ninguém percebe isso?
    Gustavo

    ResponderExcluir