terça-feira, 5 de outubro de 2010

Curiosidades sobre o trânsito de Porto Alegre.

Olhem com cuidado o vídeo abaixo:



Fiz questão de registrar por que a situação merece um comentário. No vídeo, eu estava dentro de um veículo posicionado na rua Vilela Tavares tentando entrar na Pereira Franco. Para quem está um pouco perdido, estas ruas ficam no bairro São João, na cidade de Porto Alegre. A rua Vilela Tavares fica entre dois terrenos que são ocupados pela empresa Darcy Pacheco. Que é inclusive, quem provocou a situação curiosa do vídeo.
Quem observar com calma, irá verificar que a calçada da via movimentada, a Pereira Franco, é de apenas 1,5m - situação comum em vias que sofreram alargamentos ao longo dos anos. Isto reduz em muito a visibilidade da via, para poder transpô-la com o automóvel. Mas a situação é agravada pelo muro que existe junto ao alinhamento do lote. Um muro totalmente fechado e que impede a visualização correta de quem trafega na via. Ou seja, entrar na via é um verdadeiro risco. Estávamos praticamente com 1m do carro dentro da Pereira Franco e ninquém cedia um espaço...
Então, a quem interessar possa, e aqui me refiro em especial à EPTC de Porto Alegre, peço especial atenção a este local. A utilização de uma grade vazada nos terrenos da Darcy Pacheco, já ajudaria muito. É uma solução simples, mas que evita acidentes. E, de certo modo, se cada um verificar pontos como este, e se manifestar, podemos nos tornar pequenos fiscais da Prefeitura.
Por que, mais do que simplesmente criticar, o importante também é propor soluções. Cabe ao cidadão se lembrar disso a cada dia, fiscalizar o poder público e ajudar na construção de uma cidade melhor.

Arquiteta e Urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário