terça-feira, 19 de junho de 2012

Estádio Beira Rio, a disputa de áreas continua... cada dia, com uma fatia a mais!

Cada vez que penso na Orla do Guaíba, penso em como a utilizamos mal. Mas mais que isso, penso que mesmo agora, com tantos projetos, estes estão tal mal embasados que acabam por dar a fama às comunidades. Fama de chatos, de que a tudo são contra, de que são verdeiros "muquiranas" (roubando o termo de um colunista que gosto muito, mas que não concordo tanto assim).
Exemplifico aqui. Há algum tempo atrás, publicamos um post sobre o projeto do Inter. E sobre o fato de que a cobertura se estendia por sobre a calçada, cerca de 70cm à pouco mais de 10m de altura. E que isto era usar o espaço aéreo público, e que portanto o inter deveria pagar. O pessoal da região foi criticado e o Estudo de Viabilidade Urbanístico aprovado. Isso já faz alguns anos (foi em junho de 2010). Segue o link:
http://cubbos-consultoria.blogspot.com.br/2010/06/copa-ate-que-ponto-vale-pena.html
Sabem o resultado? Pois agora tramita novamente, novo EVU do Inter. Para um edifício garagem. E sabem o que ocorreu? A EPTC, com base em estudos, considerou que para resolver o trânsito da Padre Cacique devido a todos os empreendimento, seria preciso alargar a faixa, justamente junto ao estádio...com isso o estádio não balançaria apenas sobre a calçada mas sobre a via! Me pergunto se alguém vai conseguir passar por ali, afinal, se antes balançava à cerca de 10m, será que um caminhão consegue passar?
Segue foto do amigo arquiteto Ibirá Lucas:


Posto também outro link de um post com foto do local, já com a fundação da cobertura executada:
http://cubbos-consultoria.blogspot.com.br/2010/06/copa-ate-que-ponto-vale-pena.html

E me pergunto, cadê o planejamento da cidade. Alguém já simulou como vai ficar isto no local?
Fora isso, o absurdo do referido EVU continua com outros detalhes. O Sport Club Internacional pede para usar mais uma faixa pública, para os carros poderem acessar o estacionamento projetado por eles. Esta faixa fica junto à avenida Beira Rio, com cerca de 6m por 272m (isso dá pelo menos 1632m² de área pública) repleta de mata nativa (não digo imune, mas nativa conforme documentos do próprio Inter). E você acha que no processo tem descrição de alguma contrapartida? Que nada, é a conta da Copa, apenas aumentando, assim como a fama dos "muquiranas"!

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos



6 comentários:

  1. Eu não entendo o inter, por mais que eu queira, eles só pedem, pedem, pedem, mas dão o que em troca?
    Espero que não tenham a cara de pau de dizer que estão trazendo a COPA, pois na verdade estão é refazendo o estádio deles, a COPA esta servindo apenas para viabilizar isso e pelo jeito ganhar mais de Porto Alegre...
    Josias

    ResponderExcluir
  2. Porto Alegre continua passando atestado de péssimos governos que se deixam manipular pelos interesses de alguns.
    Davi

    ResponderExcluir
  3. Esse local era um aterro construído para abrigar o estádio. A avenida Padre Cacique também fez parte do projeto. O Inter criou esse local junto com ajuda da prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. Até quando isso Vai?
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  5. Bah, essa gorda é muito recalcada. Me explica como era a situação do Olimpico em relação a Av. Carlos Barbosa então?

    ResponderExcluir
  6. A população pagando para o Inter ter um estadio remendado...
    Everton

    ResponderExcluir