terça-feira, 18 de outubro de 2011

Projetos para a melhoria da mobilidade urbana de Porto Alegre

Hoje foi o dia do recebimento das propostas para a implantação dos estacionamentos subterrâneos em Porto Alegre, veja abaixo a chamada da Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre:

"O projeto da prefeitura para criar vagas em estacionamentos subterrâneos tem etapa importante nesta terça-feira, 18. Após o prazo de 60 dias definido na solicitação para manifestação de interesse público, está marcada para as 11h de amanhã a entrega dos estudos para a construção das garagens. Em reunião pública no auditório da EPTC (Rua João Neves da Fontoura, 7), os empreendedores interessados deverão apresentar os documentos que serão avaliados pela comissão municipal designada pelo prefeito José Fortunati.
A proposta inicial do município é construir garagens nas áreas da Praça Parobé e do Parque Ramiro Souto (na Redenção). A indicação das áreas nos bairros Centro Histórico e Bom Fim pode ser estendida para outros locais, com base nas sugestões técnicas apresentadas pelos empreendedores. Conforme prevê a legislação, o ato de entrega dos estudos inclui abertura dos envelopes e rubrica, pelos integrantes da comissão, das páginas da documentação apresentada na presença dos empreendedores.
Licitação - A consulta pública é a primeira etapa para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto. De acordo o coordenador da comissão e do Gabinete de Assuntos Especiais do município (GAE), Edemar Tutikian, em até 45 dias serão concluídas a análise dos estudos e a elaboração do termo de referência para a licitação. A equipe poderá selecionar um ou mais estudos, que sustentarão a elaboração do termo de referência. Os estudos aproveitados serão remunerados pela empresa vencedora da concessão para construir os estacionamentos.
A comissão de avaliação é integrada por técnicos do município, representantes do Gabinete do Prefeito, das secretarias dos Transportes, da Fazenda e do Planejamento, do Gabinete de Planejamento Estratégico e da Procuradoria-Geral do Município. Nesse cronograma, o edital estaria pronto para publicação cerca de 30 dias depois do término da avaliação."

Fonte: site do diário do congresso.

No site da Prefeitura temos notícias recentes das quatro empresas interessadas, conforme site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre:

"Quatro estudos para a construção de estacionamentos subterrâneos na Capital foram apresentados na manhã desta terça-feira, 18. Os documentos foram entregues pelos representantes das empresas que atenderam à manifestação de interesse, solicitada pela prefeitura há 60 dias. No início da tarde o material foi apresentado ao prefeito José Fortunati, pela comissão técnica designada para gerenciar o processo.
Segundo o prefeito, os estudos entregues servirão como suporte para que a licitação seja consistente. “Temos em mãos idéias de quatro empreendedores que já estão neste mercado e, por isso, conhecem bem a viabilidade do projeto“, destacou Fortunati.
A proposta inicial do município é construir garagens nas áreas da Praça Parobé e do Parque Ramiro Souto (na Redenção), mas também foi aberta a possibilidade de as empresas indicarem outros locais. Conforme prevê a legislação, o ato de entrega dos estudos incluiu a abertura dos envelopes e rubrica, pelos integrantes da comissão, das páginas da documentação apresentada, na presença dos empreendedores. Os estudos entregues são das empresas Betapar e Estapar Estacionamentos; Sotil e Andraus; Conpasul Construção e Serviços e Grupo Bertin e Multipark.
Licitação - A consulta pública é a primeira etapa para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto. A comissão poderá selecionar um ou mais estudos, que sustentarão a elaboração do termo de referência. As idéias aproveitadas serão remuneradas, no valor total de até R$ 150 mil, pela empresa vencedora da concessão para construir os estacionamentos.
Segundo o coordenador da comissão e do Gabinete de Assuntos Especiais do município (GAE), Edemar Tutikian, a análise será concluída em até 60 dias. Depois disso, o edital de licitação será publicado em cerca de 30 dias. “Hoje, a prefeitura deu mais um passo para a abertura de garagens subterrâneas na Capital. Recebemos documentos de grandes empreendedores e operadoras de estacionamento”, afirmou Tutikian.
A comissão técnica de avaliação é integrada por técnicos do município, representantes do Gabinete do Prefeito, por meio do GAE, das secretarias dos Transportes, da Fazenda e do Planejamento, do Gabinete de Planejamento Estratégico e da Procuradoria-Geral do Município."


Este tipo de processo já esta em fase de instalação em Belo Horizonte, nos subsolos da Praça Afonso Arinos e da Praça Hugo Werneck, e em Brasília sob o gramado da Esplanada. Curitiba também estuda esta opção. Esperemos que as soluções sejam no sentido de resolver os problemas de mobilidade da região de planejamento 1, a região onde os estudos se concentram.

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário