domingo, 2 de outubro de 2011

Mobilidade Urbana de Porto Alegre: Estacionamentos Subterrâneos

Conforme anunciado em diversos meios de comunicação, no dia 18 de agosto de 2011, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, lançou o edital para a criação dos estacionamentos subterrâneos em Porto Alegre, como é um assunto de profundo interesse dos Portoalegrenses e principalmente da Região 1 de Planejamento, resolvi condensar e postar duas notícias sobre o assunto para o visitantes do nosso blog:

Fonte: site clicrbs. Data 16/08/2011:
A prefeitura de Porto Alegre lançou na manhã desta terça-feira edital de manifestação de interesse para construção de estacionamentos subterrâneos na Capital. Com a assinatura do documento, empresas têm 60 dias para apresentar estudos de viabilidade técnica e econômica que servirão de base para a constituição dos projetos.
Conforme o prefeito José Fortunati, duas áreas são prioridade: o Centro, com uma garagem sob a Praça Parobé — próximo ao Mercado Público — e o Bom Fim, onde o estacionamento seria escavado abaixo do campo de futebol do Parque Ramiro Souto, na Redenção.
— Indicamos esses dois locais, mas os estudos podem apontar outras áreas — explica Fortunati.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Vanderlei Cappellari afirma que as novas vagas são importantes para melhorar a fluidez do trânsito:
— Quando cortamos a acessibildade de veículos a uma área, decretamos a falência do comércio da região. Os estacionamentos suterrâneos surgem como alternativa — disse ele. A quantidade de vagas, bem como os preços a serem cobrados, serão sugeridos nas análises.
Conforme o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais da prefeitura, Edemar Tutikian, as garagens seriam interligadas a estações de metrô, do Trensurb e da hidrovia.
Os estudos serão avaliados por uma comissão a ser designada pelo prefeito. A equipe poderá selecionar uma ou mais sugestões cujas informações servirão de base para a elaboração do projeto básico da licitação pelos técnicos do município.


Fonte: site do ricardoorlandini. Data 29/09/2011
A procura pelos editais e por consultas à equipe técnica da prefeitura é intensa a 19 dias da entrega dos estudos para a construção de estacionamentos subterrâneos em Porto Alegre. Os empreendedores interessados deverão apresentar as propostas no dia 18 de outubro, às 11h, na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Lançado em agosto pelo prefeito José Fortunati, o edital de manifestação de interesse público tem a proposta inicial de criar vagas de garagens nas áreas da Praça Parobé e do Parque Ramiro Souto (na Redenção).
De acordo com o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais do município (GAE), Edemar Tutikian, a mobilização dos empreendedores está superando as expectativas. “O interesse das empresas sinaliza a viabilidade da proposta defendida pela prefeitura e indica que teremos um volume importante de propostas para avaliar”, afirma Tutikian.
O edital está disponível no portal da prefeitura. A indicação das áreas nos bairros Centro Histórico e Bom Fim pode ser estendida para outros locais com base nas sugestões técnicas apresentadas pelos empreendedores. A consulta pública é a primeira etapa para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto, que irá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana nos bairros, considerando os mais de 715 mil veículos cadastrados hoje na Capital.

Os estudos serão avaliados por uma comissão designada pelo prefeito. A equipe poderá selecionar uma ou mais sugestões, que sustentarão a elaboração do termo de referência da licitação pelos técnicos do município. As propostas aproveitadas serão remuneradas pela empresa vencedora da concessão para construir os estacionamentos.


Os Locais inicialmente escolhidos são os seguintes:
Parque Ramiro Souto (na Redenção)
Fonte: Google Earth, 02/10/2011.
Local previsto sobre a quadra esportiva e a pista de atletismo.
Praça Parobé

Fonte: Google Earth, 02/10/2011.
Local previsto ao lado do Mercado Público sob as paradas de ônibus existentes.

Arquiteto e Urbanismo Alan Cristian Tabile Furlan

Um comentário:

  1. Espero que não seja através destes garajões que a PMPA queira resolver a falta de mobilidade da cidade principalmente quando o porto estiver instalado!!!
    Pedro

    ResponderExcluir