sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Arquitetura Residencial - Interiores Banheiros

Reformar banheiros é algo em geral caro e que deve ser pensado de modo  a criar soluções de longo prazo, justamente em virtude dos custos relacionados.
Alguns destaques porém merecem especial atenção e podem ajudar sob vários aspectos, desde a redução de custos até a manutenção do espaço como um espaço de bom gosto ao longo dos anos.
São exemplos disto:
- o uso de cores claras contribui na longevidade do ambiente. Remete à limpeza e frecor, além de deixar mais agradável o ambiente em geral, como o exemplo da foto, que se trata de um banheiro sem janelas;
- abuse da iluminação. Além de alegrar, deixar claro um ambiente está diretamente ligado ao conceito de limpeza do mesmo. Na foto ao lado, pode-se obsevar a susbtituição da tradicional iluminação central (tipo plafon), pois 4 embutidos de lâmpadas incandescentes. Um detalhe, a lâmpada neste caso não irá aumentar consideravelmente o consumo energético, já que não se trata de um ambiente de permanência prolongada, como um quarto, por exemplo. A arandela na parede também dá uma diferença, e aumenta ainda mais o nível lumínico no seu interior, em especial junto ao box.
- uso do tampo de vidro, em substituição aos tampos de granito tradicionais. O custo do tampo de vidro é bastante reduzido em relação aos mármores e granitos.Seu design final remete à leveza e jovialidade, e pode sem associados a cubas de apoio, como o da foto, onde a cuba está apoiada no móvel e integrada ao tampo de vidro;
- cubas de apoio, como já falamos num post anterior, sobre reciclagem de banheiros, contribui no uso de uma solução não convencional. Com a vantagem do seu custo não ser muito elevado. Os modelo da foto, da marca Deca, L155, custa cerca de R$ 185,00. Um modelo similar, mas de tamanho menor, pode chegar a cerca de R$ 170,00 ou até menos, em promoções.
- para finalizar, use elementos de decoração que contribuam para o ambiente. Flores são um toque de delizadeza e elegância, em especial quando utilizados como acessórios. Velas aromáticas para banheiros, também são muito bem vindas. Aqui, usamos a forma circular da cuba, para criar uma forma base, que foi repetida, nas velas cilíndricas, na saboneteira de acrílico redonda, e no vaso circular, que é o contraponto vertical no tampo o banheiro.
- detalhes coloridos, ajudam a dar vida, sem tornar-se cansativo. o verde é sempre um dos preferidos dos clientes, que aqui foi usado no vidro (levemente verde, como todo o vidro temperado), nas velas, nas flores, e no painel, sob a arandela, que tem acabamento de duas faixas de vidro verde, que tambe´m emoldura o suporte da toalha.
Bem, estas são idéias e dicas para quem quer reformar um banherio. É importante destacar porém, a necessidade de um profissional especializado, e principalmente, esclarecer a ele as restrições financeiras, caso existam. Vai ajudar a criar um projeto sob medida e de bom gosto.
A foto acima foi tirada dentro do Banheiro da Sra. Tereza Barcelos, que reformamos a cerca de 5 anos atrás. Nem parece, não é mesmo?

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

2 comentários:

  1. O blog esta meio parado.... JB

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal este banheiro, gente parabéns pelo trabalho de vocês.
    JB
    ps. acho que voltou a funcionar.

    ResponderExcluir